Materiais escolares são fiscalizados pelo Procon em lojas de Aracaju
Ação investiga cumprimento das normas do CDC e assegura segurança e transparência
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe) já iniciou as fiscalizações em estabelecimentos que comercializam produtos escolares na capital sergipana.
A ação tem como objetivo garantir o cumprimento das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com a diretora do Procon Estadual, Raquel Martins, é vital coibir práticas irregulares.
“Durante as inspeções, os fiscais conferem se os preços estão devidamente fixados, variação indevida nos valores de produtos semelhantes, e se as listas de materiais escolares estão respeitando o estabelecido na nossa Portaria, publicada em novembro do ano passado”, destacou.
Entre os estabelecimentos alvos da fiscalização no período, estão as papelarias, livrarias e lojas que comercializam uniformes escolares.
Durante as nove inspeções realizadas até o momento, foram identificadas diversas irregularidades em algumas lojas, sendo as mais comuns relacionadas à ausência de precificação na vitrine e nos produtos expostos, como também a não apresentação de documentos obrigatórios para o funcionamento do local.
Produtos vencidos
No decorrer das fiscalizações, foram identificados produtos como tintas, colas e outros itens de papelaria, com validade expirada.
Após a verificação, 347 materiais foram retirados das prateleiras e descartados pelos fiscais do órgão de defesa do consumidor estadual.
Estes materiais podem causar desde reações alérgicas, intoxicações ou outros danos à saúde.
Sanções aplicáveis
Foram emitidos no total um auto de constatação, cinco autos de infração e três termos de visita. As empresas flagradas terão um prazo de 10 dias para apresentar a defesa.
Encerrado esse limite, o processo é encaminhado para análise e parecer jurídico, que aplicará as devidas sanções administrativas.
Orientações aos consumidores
O Procon Sergipe orienta que, ao efetuar a compra dos materiais escolares, é importante verificar se os itens possuem etiquetas de preços visíveis e validade em dia, além de exigir sempre a nota fiscal da compra.
Em caso de suspeita de irregularidades, o órgão disponibiliza canais de atendimento para receber denúncias e prestar orientações.
Os consumidores que se sentirem prejudicados ou quiserem colaborar com denúncias de práticas abusivas, podem formalizar a queixa através do site do Procon, ou procurar um dos postos fixos do Procon Sergipe, situados na capital e no interior.
O atendimento nas unidades físicas acontece de segunda a sexta-feira, nos seguintes pontos: sede do Procon Sergipe, localizada na Praça Camerino, nº 45, Centro de Aracaju; Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs) do Shopping Riomar e Parque Shopping, também na capital; e os Ceacs dos municípios de Lagarto, Itabaiana, Simão Dias e Estância. Os serviços ofertados ao consumidor são gratuitos.
Fonte: Ascom Governo de Sergipe
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsAppMais vídeos
Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua
Realizada solenidade de lançamento do campeonato sergipano
UFS apura denúncias de possíveis irregularidades na auto declaração de estudantes
Prefeita de Aracaju fiscaliza canteiro de obras em avenidas da capital
UFS apura denúncias de possíveis irregularidades na auto declaração de estudantes
Mais acessadas
Materiais escolares são fiscalizados pelo Procon em lojas de Aracaju
Confira como evitar contaminações e garantir a segurança alimentar na praia
Moraes declara que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei
ITPS alerta sobre itens de segurança essenciais no transporte escolar em Sergipe
Confira prazo para perícia médica de candidatos com deficiência no CNU
Mais notícias
-
4 horas, 24 minutos Confira como evitar contaminações e garantir a segurança alimentar na praia
-
5 horas, 15 minutos Boletos para licenciamento 2025 com desconto de IPVA já estão disponíveis; saiba mais
-
5 horas, 43 minutos TV Atalaia expande sinal digital para Gararu e região do Alto Sertão de Sergipe