Mais de 35 mil idosos já se vacinaram contra a gripe

O prazo para o fim da campanha foi estendido pela Prefeitura até o dia 29 de maio, para que mais idosos possam se prevenir contra a gripe. A vacina está disponível em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) do município

30/09/2015 19h11
Mais de 35 mil idosos já se vacinaram contra a gripe
A8SE

Iniciada no dia 25 de abril, a Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju já alcança cobertura de quase 75% da população com mais de 60 anos, o equivalente a 35.216 idosos. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é 80%.

O prazo para o fim da campanha foi estendido pela Prefeitura até o dia 29 de maio, para que mais idosos possam se prevenir contra a gripe. Mesmo quem já foi vacinado em outros anos, deve se imunizar novamente, pois o vírus evolui com frequência, tornando ultrapassadas as doses anteriores. A vacina está disponível em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) do município.

Segundo a coordenadora da Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe, Débora Moura, a procura tem sido intensa, principalmente, nas USFs Dona Sinhazinha (bairro Grageru) e Maria do Céu (Centro). Apesar disso, muita gente ainda precisa se vacinar. "Esse período de chuvas tem sido complicado, porque quando chove muito é difícil o idoso se deslocar até a Unidade", comenta, lembrando a importância da vacina.

Estudos realizados pelo Ministério da Saúde demonstram que, desde 1999, ano em que foi implantada a Campanha de Vacinação do Idoso contra a Gripe no Brasil, foi registrada uma redução considerável no número de mortes e internamentos de idosos acometidos pelo vírus da gripe (influenza).

Contraindicação

Todos os cidadãos acima de 60 anos devem tomar a vacina contra a gripe. A única contraindicação é alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas também não podem receber o imunizante. Quem estiver com gripe, apresentar estado febril ou sintomas de dengue deve esperar melhorar para depois se vacinar.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: