Conscientização

Maio Laranja debate exploração sexual infantil

A cada 15 minutos, uma criança ou adolescente sofre violência sexual no Brasil

Por ascom Alese 03/05/2021 15h53
Maio Laranja debate exploração sexual infantil
Foto: Pixabay

A cada 15 minutos, uma criança ou adolescente sofre violência sexual no Brasil. O dado é da Safernet e foi publicado pela Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (em inglês: United Nations International Children’s Emergency Fund – UNICEF).

Ainda segundo as informações da Safernet, 77% dos agressores são do grupo familiar ou conhecido da vítima. Além disso, metade das crianças do mundo, ou aproximadamente 1 bilhão de crianças a cada ano, é afetada por violência física, sexual ou psicológica, sofrendo ferimentos, incapacidades e morte, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os números ensejaram a criação do “Maio Laranja”, dedicado ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual infantil em Sergipe. A campanha integra o calendário oficial das datas e eventos do Estado.

A lei Nº. 8.683 determina que sejam realizadas nas escolas estaduais palestras e debates sobre as políticas públicas voltadas ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil, além de expostos materiais didáticos sobre o tema e realizados concursos de redação, poemas e artigos, com o objetivo de estimular a reflexão e evidenciá-lo.