Lula sanciona projeto do senador Rogério Carvalho que reconhece carteira profissional de radialista em todo o país
Lei redefine regras para emissão da carteira profissional da categoria
Entrou em vigor nesta sexta-feira (09) a Lei nº 15.335, que altera a Lei nº 6.615/1978 para disciplinar a emissão da carteira profissional de Radialista em todo o território nacional.
A mudança tem origem no Projeto de Lei nº 1521/2023, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), e foi sancionada pelo Presidente da República na última quinta-feira (08), após aprovação no Congresso Nacional.
Com a sanção da lei, a carteira profissional de radialista passa a ter validade em todo o território nacional como identificação profissional, ampliando e detalhando regras sobre sua emissão e formato.
“A sanção dessa lei representa uma vitória histórica para os radialistas brasileiros que há décadas reivindicavam o reconhecimento da carteira profissional. Estamos garantindo mais dignidade, segurança jurídica e valorização a uma categoria fundamental para a comunicação e a democracia no país”, comemorou o senador Rogério.
Confira os principais pontos da nova lei
- Validade nacional
A carteira profissional de Radialista, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, terá validade em todo o território brasileiro para identificação profissional.
- Delegação de emissão
O Ministério do Trabalho pode delegar etapas do processo de emissão da carteira a sindicatos ou federações credenciadas da categoria.
- Modelo padronizado
Estabelece que a carteira deve seguir modelo aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, contendo elementos como Armas da República, identificação "Válida em todo o território nacional", dados pessoais completos (nome, filiação, naturalidade, foto 3x4, impressão digital), número da carteira de trabalho e previdência social, número do registro profissional e função específica.
- Acesso universal
Garante que radialistas não sindicalizados também têm direito à carteira profissional, desde que habilitados e registrados no órgão regional do Ministério do Trabalho.
Fonte: Assessoria de Comunicação
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Pontos turísticos de Aracaju vem recebendo maior circulação de pessoas
Hoje começa mais uma edição da Expo Verão
Museu da Gente Sergipana segue com o projeto 'Férias no Museu'
Amanhã a bola começa a rolar pelo sergipão 2026