Lula anuncia retomada da Fafen em Sergipe e promete autossuficiência na produção de fertilizantes
Fábrica deve voltar a operar até o fim de 2025, gerando 1.400 empregos diretos e indiretos

Nesta quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a retomada dos serviços da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe. O anúncio foi feito durante a inauguração da fábrica da montadora automobilística BYD, em Camaçari, na Bahia.
Durante seu discurso, o presidente garantiu que as atividades serão retomadas tanto na Bahia quanto em Sergipe. “A Fafen vai voltar a funcionar na Bahia e em Sergipe porque, agora, seremos donos do nosso nariz também na produção de fertilizantes", afirmou Lula.
Sobre a retomada
Em setembro, a Petrobras e a Engeman, empresa vencedora do processo licitatório, assinaram o contrato que define o planejamento operacional da Fafen em Sergipe para a retomada das operações.
Logo em seguida, o governador Fábio Mitidieri recebeu representantes da empresa para uma reunião que detalhou o processo. A expectativa é de que, até o final de 2025, a produção de CO₂, amônia e ureia seja retomada na unidade, com a geração de cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos, sendo 338 vagas abertas por meio do portal GO Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
Implantada pela Petrobras em 1980, a Fafen de Sergipe se tornou um polo estratégico na produção de ureia, amônia e sulfato de amônio no Nordeste, impulsionando o desenvolvimento da infraestrutura no estado.
Desde 2020, a unidade estava arrendada à iniciativa privada e teve suas atividades paralisadas em março de 2024, após a Unigel alegar inviabilidade econômica.
Após alinhamentos judiciais com a Unigel, a Petrobras lançou um novo processo licitatório para contratar os serviços de operação das fábricas da Bahia e de Sergipe. O prazo de recebimento de propostas foi encerrado em julho de 2025, com a participação de seis empresas. A Engeman Manutenção de Equipamentos venceu o certame com uma proposta no valor aproximado de R$ 976 milhões.
Em Sergipe, a licitação prevê a operação e manutenção das unidades de produção de amônia e ureia granulada. A Engeman atuará como prestadora de serviços, enquanto a Petrobras ficará responsável pelas atividades comerciais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

III edição do Congresso de Direito Imobiliário de Sergipe discute vários temas no fórum jurídico

Cidade de Itabaiana realizou a primeira captação de órgãos no interior sergipano

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou retomada da Fafen em Sergipe

Começa amanhã a Casacor 2025, o maior evento de arquitetura, design de interiores e paisagismo

Governo Federal sanciona lei de proteção a crianças e adolescentes
Mais acessadas
“The Beatles Reimagined”: 60% dos ingressos vendidos para espetáculo inédito no Teatro Atheneu
Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
CNU 2025 tem 42,8% de abstenções; número é menor do que ano anterior
Reparo em adutora afeta abastecimento de água em municípios do Alto Sertão sergipano nesta terça (7)
Adasfa realiza evento de adoção animal em shopping de Aracaju neste sábado (11)
Mais notícias
-
16 horas, 15 minutos Duplicação e restauração da SE-100 é autorizada com investimento superior a R$ 96 milhões
-
17 horas, 15 minutos Inscrições para seleção de tradutores e intérpretes de Libras do IFS encerram nesta sexta-feira (10)
-
19 horas, 29 minutos Curso de atendimento pré-hospitalar do Samu para Estudantes de medicina e enfermagem tem inscrições abertas