Lula anuncia retomada da Fafen em Sergipe e promete autossuficiência na produção de fertilizantes

Fábrica deve voltar a operar até o fim de 2025, gerando 1.400 empregos diretos e indiretos

Por Redação do Portal A8SE, com infomações da Agência Sergipe 09/10/2025 16h43
Lula anuncia retomada da Fafen em Sergipe e promete autossuficiência na produção de fertilizantes
Foto: Fafen/ Arquivo

Nesta quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a retomada dos serviços da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe. O anúncio foi feito durante a inauguração da fábrica da montadora automobilística BYD, em Camaçari, na Bahia.

Durante seu discurso, o presidente garantiu que as atividades serão retomadas tanto na Bahia quanto em Sergipe. “A Fafen vai voltar a funcionar na Bahia e em Sergipe porque, agora, seremos donos do nosso nariz também na produção de fertilizantes", afirmou Lula.

Sobre a retomada

Em setembro, a Petrobras e a Engeman, empresa vencedora do processo licitatório, assinaram o contrato que define o planejamento operacional da Fafen em Sergipe para a retomada das operações.

Logo em seguida, o governador Fábio Mitidieri recebeu representantes da empresa para uma reunião que detalhou o processo. A expectativa é de que, até o final de 2025, a produção de CO₂, amônia e ureia seja retomada na unidade, com a geração de cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos, sendo 338 vagas abertas por meio do portal GO Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

Implantada pela Petrobras em 1980, a Fafen de Sergipe se tornou um polo estratégico na produção de ureia, amônia e sulfato de amônio no Nordeste, impulsionando o desenvolvimento da infraestrutura no estado.

Desde 2020, a unidade estava arrendada à iniciativa privada e teve suas atividades paralisadas em março de 2024, após a Unigel alegar inviabilidade econômica.

Após alinhamentos judiciais com a Unigel, a Petrobras lançou um novo processo licitatório para contratar os serviços de operação das fábricas da Bahia e de Sergipe. O prazo de recebimento de propostas foi encerrado em julho de 2025, com a participação de seis empresas. A Engeman Manutenção de Equipamentos venceu o certame com uma proposta no valor aproximado de R$ 976 milhões.

Em Sergipe, a licitação prevê a operação e manutenção das unidades de produção de amônia e ureia granulada. A Engeman atuará como prestadora de serviços, enquanto a Petrobras ficará responsável pelas atividades comerciais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp