Levantamento

LIRAa: confira bairros com maior risco para surtos e epidemias causados pelo Aedes Aegypti em Aracaju

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 25/09/2023 11h10
LIRAa: confira bairros com maior risco para surtos e epidemias causados pelo Aedes Aegypti em Aracaju
Foto: Paulo Whitaker

O 5° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) aponta médio risco para surtos ou epidemias causados pelo mosquito em Aracaju. Os dados foram divulgados pela prefeitura nesta segunda-feira (25).

Segundo o LIRAa, foi identificado um índice de infestação geral de 1.0, valor considerado o menor dos últimos cinco anos. Dos 43 bairros da capital, 23 foram classificados como baixo risco e 20 como médio risco. Desde julho, nenhum bairro foi classificado com alto índice de infestação.

Os bairros com maiores índices são: Salgado Filho (3,4) Pereira Lobo (3,2); Jardins (2,9); Getúlio Vargas (2,9); Santos Dumont (2,0); e Porto Dantas (1,9). Os dados foram coletados entre os dias 10 e 16 de setembro.

Casos confirmados

Neste ano, já foram registradas 3.317 notificações das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sendo confirmados 1.167 casos, destes 793 de dengue, 343 de chikungunya e 31 de zika. Em comparação ao ano passado, houve queda de 70,6% dos casos de dengue, e 65,4% dos casos de chikungunya, sendo o único aumento registrado nos casos de zika, de 14,8%.

Principais criadouros

A análise mostra o crescimento expressivo com relação aos criadouros dentro das residências. Lavanderias, caixas d’água, tonéis apresentam crescimento de 16,3%, o maior registrado. Já em segundo lugar, vem os criadouros como vasos e pratos de plantas, ralos, lajes e sanitários em desuso, com um aumento de 13,4%, em comparação ao quarto LIRAa.

Já criadouros em entulhos e resíduos sólidos houve queda de 81,4%, e de 70,7% em criadouros em pneus, resultado do trabalho executado pela Prefeitura.

Ações

A prefeitura realiza mutirões de combate aos mosquitos aos sábados, além de aplicação de fulmacê costal. Neste mês, as atividades serão intensificadas nos seguintes locais: Farolândia, Salgado Filho, Centro, Inácio Barbosa, Santos Dumont e Bugio.