LIRAa: confira bairros com maior risco para surtos e epidemias causados pelo Aedes Aegypti em Aracaju

O 5° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) aponta médio risco para surtos ou epidemias causados pelo mosquito em Aracaju. Os dados foram divulgados pela prefeitura nesta segunda-feira (25).
Segundo o LIRAa, foi identificado um índice de infestação geral de 1.0, valor considerado o menor dos últimos cinco anos. Dos 43 bairros da capital, 23 foram classificados como baixo risco e 20 como médio risco. Desde julho, nenhum bairro foi classificado com alto índice de infestação.
Os bairros com maiores índices são: Salgado Filho (3,4) Pereira Lobo (3,2); Jardins (2,9); Getúlio Vargas (2,9); Santos Dumont (2,0); e Porto Dantas (1,9). Os dados foram coletados entre os dias 10 e 16 de setembro.
Casos confirmados
Neste ano, já foram registradas 3.317 notificações das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sendo confirmados 1.167 casos, destes 793 de dengue, 343 de chikungunya e 31 de zika. Em comparação ao ano passado, houve queda de 70,6% dos casos de dengue, e 65,4% dos casos de chikungunya, sendo o único aumento registrado nos casos de zika, de 14,8%.
Principais criadouros
A análise mostra o crescimento expressivo com relação aos criadouros dentro das residências. Lavanderias, caixas d’água, tonéis apresentam crescimento de 16,3%, o maior registrado. Já em segundo lugar, vem os criadouros como vasos e pratos de plantas, ralos, lajes e sanitários em desuso, com um aumento de 13,4%, em comparação ao quarto LIRAa.
Já criadouros em entulhos e resíduos sólidos houve queda de 81,4%, e de 70,7% em criadouros em pneus, resultado do trabalho executado pela Prefeitura.
Ações
A prefeitura realiza mutirões de combate aos mosquitos aos sábados, além de aplicação de fulmacê costal. Neste mês, as atividades serão intensificadas nos seguintes locais: Farolândia, Salgado Filho, Centro, Inácio Barbosa, Santos Dumont e Bugio.
Últimas notícias + notícias

Conheça o atleta que desbancou Cristiano Ronaldo e Messi na lista de esportista mais bem pago

Verdfrut amplia rede com segunda unidade em Aracaju

Homem morre afogado após cair na piscina de clube em Aracaju

Rebaixado, Santos paga salários gigantes a vários atletas

Bolsa Família inicia pagamento antecipado nesta segunda; veja quem recebe
