LIRAa aponta redução do Aedes aegypti em Aracaju; outros 25 bairros seguem em risco médio

Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde aponta redução de 10% na infestação mesmo durante período de chuvas

Por Redação do Portal A8SE, com informações da SMS 15/01/2026 16h31
LIRAa aponta redução do Aedes aegypti em Aracaju; outros 25 bairros seguem em risco médio
Foto: Reprodução

Aracaju apresentou redução no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, mas ainda mantém 25 bairros classificados com risco médio. Os dados são do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quinta-feira (15) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Os bairros com risco médio correspondem a 45,83% dos 48 bairros da capital. Entre eles estão Japãozinho, com índice de 3,2%, Jardins, com 2,5%, Luzia, com 2,4%, e Soledade, com 2,2%. Outros 23 bairros, o equivalente a 54,16%, foram classificados como de baixo risco. Nenhuma localidade foi considerada de alto risco.

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de janeiro e é utilizado como ferramenta estratégica para mapear a presença do mosquito e direcionar as ações de combate ao vetor no município. Em comparação ao último estudo, feito em novembro de 2025, o índice de infestação apresentou redução de 10%.

Mesmo com a diminuição, o resultado chama atenção por ter sido registrado em um período de chuvas e altas temperaturas, condições favoráveis à proliferação do mosquito.

Entre as principais orientações estão eliminar água parada, manter reservatórios bem vedados, descartar corretamente o lixo e realizar a limpeza frequente de calhas, ralos, quintais e áreas externas. A Secretaria Municipal da Saúde também destaca a importância de permitir o acesso dos agentes de saúde às residências, já que muitos focos do mosquito só são identificados durante as visitas domiciliares.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp