Levantamento aponta três bairros de Aracaju em situação de alerta para o Aedes Aegypti

A capital sergipana segue mantendo o índice de infestação em 1,4 - dentro do risco médio

Por Redação Portal A8SE e PMA 28/03/2025 18h25
Levantamento aponta três bairros de Aracaju em situação de alerta para o Aedes Aegypti
Foto: Ascom PMA

Em levantamento divulgado nesta sexta-feira (28), o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de março de 2025, foi divulgado que três bairros de Aracaju estão em situação de alerta.

Os três bairros que apresentaram indicadores mais elevados foram: Cidade Nova, Capucho e Dom Luciano. No geral, a capital sergipana segue mantendo o índice de infestação em 1,4 - dentro do risco médio.

Segundo Jeferson Santana, gerente do programa municipal de combate ao Aedes aegypti, o momento é de manter a vigilância.

“Estamos no caminho certo, mas a união entre poder público e comunidade é essencial. Com o empenho de todos, seguiremos protegendo a saúde da população de Aracaju”, enfatizou. 

Desde janeiro, mais de 122 mil visitas domiciliares foram realizadas e cerca de 22 mil imóveis receberam aplicação de fumacê costal. As principais fontes de criadouros continuam sendo depósitos de água ao nível do solo, como tonéis e lavanderias, que somam 61,7% dos focos encontrados. De janeiro a março, os casos confirmados de arboviroses caíram 72,97% em comparação ao mesmo período de 2024.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as ações nos pontos críticos estão sendo intensificadas, em conjunto com o repasse de orientações a população sobre a importância de cuidar de depósitos de água e descartar lixo adequadamente.

Fonte: Ascom PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp