Lançamento do "Sergipe sem Fome" promove segurança alimentar e inclusão produtiva

Na ocasião, também foi lançado o Selo Social Sergipe sem Fome e assinado o Pacto pela Segurança Alimentar com os municípios

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Ascom Gov/SE 25/08/2025 12h09
Lançamento do "Sergipe sem Fome" promove segurança alimentar e inclusão produtiva
Foto: Divulgação Gov/SE

Na manhã desta segunda-feira (25), o governador Fábio Mitidieri e a secretária de Assistência Érica Mitidieri lançaram o programa "Sergipe sem Fome", uma política pública permanente do Governo de Sergipe voltada à segurança alimentar e à inclusão produtiva.

A iniciativa integra e fortalece ações como: "Prato do Povo", Restaurante Popular "Padre Pedro", Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA), Cmais, Mão Amiga e Feiras da Agricultura Familiar, com foco na garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

Na ocasião, também foi lançado o Selo Social Sergipe sem Fome e assinado o Pacto pela Segurança Alimentar com os municípios.

Avanço

Nos últimos dois anos, sergipe registrou avanços expressivos no combate à fome. O estado reduziu a insegurança alimentar total de 71,1% em 2022 para 49,2% em 2023, enquanto a insegurança alimentar grave caiu de 30% para 5,5% no mesmo período.

As ações integradas em Sergipe já garantiram mais de 1,4 milhão de refeições gratuitas servidas pelo prato do povo em 21 municípios, mais de 1,2 milhão de refeições distribuídas no restaurante popular padre pedro entre 2023 e 2024 e mais de duas mil toneladas de alimentos adquiridos e doados pelo peaa no período de 2023 a 2025, além da realização de feiras itinerantes da agricultura familiar e campanhas permanentes de arrecadação e doação de alimentos.

A meta do governo de sergipe para 2025 é atingir 1,6 milhão de refeições gratuitas em todo o estado. Todos os municípios sergipanos já estão integrados ao sistema nacional de segurança alimentar e nutricional (sisan), o que garante maior pactuação e efetividade das políticas em nível local.

O encontro também teve participação de autoridades nacionais, como representantes do ministério do desenvolvimento e assistência social, família e combate à fome (mds), do conselho nacional de segurança alimentar e nutricional (consea) e do conselho nacional de assistência social (cnas).

Fonte: Ascom Gov/SE

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp