Laços brancos são colocados em árvores por adeptos do candomblé como pedido de paz e respeito
Símbolos fazem parte da "Alvorada dos Ojás"

Desde a última semana, a presença de grandes laços brancos em árvores de Aracaju chamou atenção dos moradores. O fenômeno pode ser observado na avenida João Ribeiro, na praça Camerindo, na avenida Barão de Maruim e em outras localidades da capital.
A chamada "Alvorada dos Ojás", ação em que as árvores foram adornadas com os laços, aconteceu no amanhecer da última sexta-feira (31).
O símbolo faz parte de uma manifestação de adeptos do candomblé e de povos de matriz africana de Aracaju em resposta à ausência da presença da sua cultura e religião nas festividades do aniversário da cidade deste ano, no dia 17 de março.
A líder religiosa Yalorixá Sônia Oliveira reforça que o estado brasileiro é laico e a prefeitura deve respeitar e inserir todas as manifestações religiosas.
"Aracaju é uma cidade formada pelas nossas tradições e é inaceitável que a sociedade não perceba o nosso trânsito na cidade", disse a Yalorixá.
Meio Ambiente
Os Ojás, esses tecidos brancos, tem diversos significados e funções dentro do terreiro de candomblé. Um deles é "vestir o que é vivo". A preservação do meio ambiente é outro significado da manifestação.
"Os nossos orixás são intrínsecos aos elementos da natureza. Sem folha, sem árvore, não tem orixá, não existe humanidade. O nosso culto depende do equilíbrio da natureza. Temos que preservar esse bem que nós temos", completou a líder religiosa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Cine Walmir Almeida é inaugurado hoje no centro cultural de Aracaju

Hoje, 13 de maio, os católicos comemoram o dia de Nossa Senhora de Fátima

Direto de Brasília 13/05/25
