Justiça renova Intervenção Judicial do Hospital Cirurgia por mais dois anos do em Aracaju
A medida atende ao pedido do Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju
O Hospital de Cirurgia (HC) teve a sua Intervenção Judicial renovada por mais dois anos, após decisão do Poder Judiciário Sergipano. Com a prorrogação, a enfermeira Márcia Guimarães continuará à frente da unidade hospitalar até novembro de 2026.
A medida atende ao pedido do Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, especializadas em patrimônio público e saúde, respectivamente.
Ao fazer o pedido de renovação, o MPSE mencionou os avanços obtidos pelo Cirurgia ao longo dos seis anos de Intervenção Judicial. Entre eles, a continuidade na prestação dos serviços de saúde, a expansão de procedimentos, as obras de infraestrutura e o cumprimento dos acordos firmados para pagamento de dívidas antigas com fornecedores, passivos trabalhistas e previdenciários.
Com a gestão da Intervenção Judicial, o Cirurgia passou por uma transformação em suas áreas financeira, administrativa e assistencia. Em 2024, tornou-se o primeiro hospital filantrópico de Sergipe a receber a certificação de Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Visita do MPSE e Justiça
Em visita ao HC, na última segunda-feira (25), o promotor José Rony Almeida, da 2ª Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde, e o juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível de Aracaju, percorreram vários setores e elogiaram os avanços implementados no hospital, bem como a gestão feita pela interventora.
“É importante frisar que a administração durante todos esses anos transformou o Hospital de Cirurgia. Ele era um antes e é outro hoje. Eu posso dizer que orgulha a Sergipe ter um Hospital de Cirurgia funcionando da maneira como ele está hoje, altamente qualificado, atendimento humanizado e melhorando cada vez mais”, enfatizou o promotor Rony Almeida.
Ainda de acordo com o promotor do MPSE, toda a reestruturação feita no HC até o momento justifica a renovação da Intervenção. “Quantas vezes forem necessárias vamos requerer, para que esse atendimento à população sergipana seja feito cada vez melhor, observando que aqui o tratamento é feito pelo SUS, totalmente gratuito para as pessoas”, destacou.
Expansão do HC
A interventora judicial do Cirurgia celebrou a renovação e afirmou que a continuidade da Intervenção representa uma oportunidade para avançar ainda mais nas melhorias estruturais e assistenciais do hospital, com a ampliação de leitos de internamento e de procedimentos cirúrgicos.
"Recebemos com muita gratidão a renovação da Intervenção por mais dois anos. Com muito orgulho, construímos um modelo de gestão eficiente e de cuidado com a saúde. E, com a graça de Deus e o apoio de uma equipe dedicada, continuaremos empenhados em fortalecer ainda mais o nosso hospital”, destacou Márcia Guimarães.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsAppMais vídeos
Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua
Gastronomia em dia | Aprenda a fazer um bobo de camarão
Toque natalino | Conheça trabalho de artesã que cria peças temáticas em crochê
Curiosidades da internet | Confira o que está viralizando nas redes sociais
Balanço das últimas 24 horas do IML
Mais acessadas
Justiça renova Intervenção Judicial do Hospital Cirurgia por mais dois anos do em Aracaju
Seca avança em cinco regiões de Sergipe em outubro, revela estudo da Semac
Trecho da rotatória na avenida Adélia Franco será bloqueado nesta quarta-feira (27)
Três suspeitos de roubar residências e estabelecimentos comerciais são presos em Propriá
Empresas precisam realizar pagamento da primeira parcela do 13º salário até sexta-feira (29)
Mais notícias
-
43 minutos Trecho da rotatória na avenida Adélia Franco será bloqueado nesta quarta-feira (27)
-
2 horas, 44 minutos Prazo para pagamento do licenciamento de veículos com placa final 0 encerra nesta sexta-feira (29)
-
2 horas, 59 minutos Seca avança em cinco regiões de Sergipe em outubro, revela estudo da Semac