Justiça determina seleção de membros para o Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura em Sergipe
O MPF ajuizou uma ação judicial para que o Estado de Sergipe criasse o MEPCT

Após ação do MPF, a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que o Estado de Sergipe finalize o processo de seleção de três membros do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT), até o dia 25 de novembro, quando encerra o mandato do comitê atual. Os integrantes do MEPCT são responsáveis por visitar estabelecimentos prisionais e de custódia com o objetivo de prevenir e combater a tortura nesses ambientes. Em agosto de 2023, o MPF ajuizou uma ação judicial para que o Estado de Sergipe criasse o MEPCT. Desde 2018, o MPF vinha acompanhando as medidas adotadas pelo Estado para implementar o Sistema Estadual de Prevenção à Tortura, previsto em leis federais e estaduais, porém, somente em 2021, com a mobilização do MPF e de outros órgãos públicos, foi criado o Comitê composto por sete membros com mandato de dois anos.
Na ação, o MPF expõe a preocupação de que, passados quase dois anos desde a formação do Comitê Estadual, ainda não houve a implantação do MEPCT em Sergipe. “Uma vez esgotado o prazo do mandato dos membros do Comitê Estadual de Combate à Tortura sem a formação do Mecanismo Estadual, haverá grave prejuízo para a sociedade, já que a instalação deste se mostrará ainda mais longínqua, eis que o processo terá que ser reiniciado do zero, através de novo processo de seleção para nova composição do próprio Comitê, para só então retomar o andamento da formação do Mecanismo”, diz trecho da ação.
Em inspeção realizada no fim de 2022, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) constatou graves violações de direitos humanos em unidades prisionais e do sistema socioeducativo de Sergipe. O relatório do MNPCT aponta situações de superlotação, privação de água e banho de sol, falta de itens básicos de higiene e de assistência à saúde, bem como relatos de violência física e psicológica.
O Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) emitiu diversas recomendações ao governo de Sergipe após a publicação de um relatório de inspeção. Entre as recomendações, estava a criação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT). O Ministério Público Federal considera que a formação do MEPCT é essencial para a ampliação da efetividade no combate e na prevenção da tortura, pois o mecanismo atuará de forma mais próxima e constante nos locais de privação de liberdade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Polícia apreende segundo suspeito de homicídio ocorrido em Lagarto em 2023

Caminhão colide com muro de unidade de saúde

Sem asfalto, rua vira lagoa e causa transtorno a moradores em Nossa Senhora do Socorro

Advogados debatem sobre julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro
