Juiz decreta prisão do tenente-coronel Eliezer Santana por falsificação

O juiz da 6ª Vara, Diógenes Barreto, decretou na última quinta-feira(09), a prisão do tenente-coronel Eliezer da Silva Santana, ex-diretor do Presídio Militar (Presmil). Ele é acusado de abusar das prerrogativas de ser oficial superior para destruir e falsificar sua ficha disciplinar com o claro objetivo de encobrir punições disciplinares sofridas.
Ten.Col.Eliezer Santana (Foto:Douglas Magalhaes)
"O tenente Eliezer após exigir da Ajudância Geral a sua ficha disciplinar, sob a alegação de que pretendia xerocopiá-la, posteriormente, entregou uma outra ficha disciplinar, diversa da original, onde não constava as punições disciplinares a ele impostas pelo Comando da Polícia Militar, inserindo no mesmo documento apenas as referencias elogiosas constantes da original", cita o processo.
A prisão é fundamentada na pretensão de garantir a ordem pública, por conveniência da instrução criminal e manutenção das normas e princípios de hierarquia e disciplina militar.
Juiz Diogenes Barreto (Foto:Sejuc)
O ex-diretor do Presmil foi autuado em flagrante na ultima sexta-feira(03) por ter cometido os delitos de desobediência e usurpação. De acordo com o processo, o PM vem reiteradamente prestando declarações na imprensa criticando a administração militar, tecendo críticas ao comando, numa clara demonstração de desrespeito as normas da hierarquia e disciplina militar, fato que traz, no seio da corporação, grave prejuízo ao cumprimento das normas militares.
"Os atos de indisciplina ecoam desfavoravelmente no seio da tropa, sendo capaz da causar o desrespeito às normas castrenses por parte dos outros integrantes da PM, notadamente por policiais que patente e graduação inferiores", cita o magistrado.
O tenente Eliezer Santana é réu primário e vem praticando crimes militares, por isso nos autos do processo principal existe a necessidade da sua prisão cautelar por conveniência da instrução criminal, uma vez que as principais testemunhas do processo são todas com graduação inferior ao denunciado, situação poderá ensejar prejuízo à completa elucidação dos fatos.
Últimas notícias + notícias

Conheça o atleta que desbancou Cristiano Ronaldo e Messi na lista de esportista mais bem pago

Verdfrut amplia rede com segunda unidade em Aracaju

Homem morre afogado após cair na piscina de clube em Aracaju

Rebaixado, Santos paga salários gigantes a vários atletas

Bolsa Família inicia pagamento antecipado nesta segunda; veja quem recebe
