Correspondente de importantes jornais do mundo, Mona Eltahawy as marcas de uma noite presa por forças de segurança egípcias. Ela diz que militares quebraram o seu braço e que sofreu abusos durante as (Divulgação: R7)
Uma jornalista americana foi presa, torturada e, segundo ela, abusa sexualmente por forças de segurança do Egito na noite desta quarta-feira (23). Mona Eltahawy trabalhava no perímetro da praça Tahrir, no centro do Cairo, que há seis dias é palco de confrontos entre manifestantes e militares egípcios. A jornalista descreveu o episódio ao longo da manhã desta quinta-feira (24) em seu microblog no Twitter. Ela é correspondente para o jornal britânico The Guardian e dos americanos The New York Times e The Washington Post.
Segundo Mona, forças de segurança do ministério do Interior a mantiveram presa durante 12 horas. Ela afirma que foi abusada por "cinco ou seis" homens durante esse período e exibiu fotografias mostrando ferimentos nas mãos e no braço.
- Cinco ou seis homens me cercaram, apertaram meus seios, agarraram meus genitais e eu perdi a conta de quantas mãos tentaram entrar nas minhas calças.
A jornalista foi libertada com um pedido de desculpas dos militares, mas disse que não recebeu nenhuma explicação sobre o motivo porque foi presa.
Mona afirma que teve o braço quebrado pelas forças de segurança. Ela postou uma foto no Twitter em que aparece com o membro engessado. Em outra, ela mostra a mão esquerda e diz que "está tão inchada que não consegue nem fechá-la".
- As últimas doze horas foram doloridas e surreais, mas eu sei que pegaram muito, muito mais leve comigo do que com tantos outros egípcios.
Segundo o jornal britânico The Guardian, um porta-voz da embaixada dos Estados Unidos no Cairo lamentou o episódio "preocupante" e disse que as autoridades americanas vão cobrar explicações.
Mona Eltahawy tem dupla cidadania, egípcia e americana, e escreve para os jornais The Guardian (Reino Unido), The Washington Post e The New York Times (EUA).
Fonte: R7
Últimas notícias + notícias

Sergipe registra 781 novos casos de Covid-19 e mais 11 mortes

Jiboia foi encontrada no Parque da Sementeira

Confira os destaques do Jornal do Estado desta quarta-feira, 20

Prefeito de Maruim testa positivo para covid-19

Operação policial resulta em um preso e outro morto em Pinhão
