ITPS alerta sobre itens de segurança essenciais no transporte escolar em Sergipe
Equipamento obrigatório deve estar em dia para garantir segurança e obter alvará de funcionamento
Com o início do ano letivo em janeiro, muitos pais optam pelo transporte escolar para garantir a locomoção segura dos alunos. Diante disso, o Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS), responsável pela fiscalização, alerta para a importância do cumprimento de normas de segurança, conforme regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
É crucial verificar se o veículo contratado cumpre os requisitos legais, como a instalação do tacógrafo, dispositivo obrigatório que registra dados sobre velocidade, distâncias, tempo de movimento e paradas.
Em Sergipe, aproximadamente 500 veículos realizam o transporte escolar particular, e a verificação do tacógrafo é um dos requisitos para que motoristas integrem a Associação de Transportadores Escolares (Astranspe). Segundo o presidente da associação, Altran Cruz, a certificação do tacógrafo precisa estar regularizada para que o motorista possa obter o alvará de operação.
A fiscalização foi modernizada com a implementação da "Fiscalização 4.0", que utiliza câmeras para leitura remota de placas e cruzamento de dados com o banco de informações do Inmetro.
Motoristas com tacógrafos vencidos são notificados e direcionados para regularização nos Postos Autorizados de Cronotacógrafo (PACs), que são inspecionados periodicamente pelo ITPS. O instituto também oferece canais para denúncias e esclarecimento de dúvidas, permitindo à população relatar irregularidades ou pedir informações sobre a fiscalização.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp