ITPS alerta sobre comercialização irregular de armas de plástico com projéteis de gel em Sergipe
Os materiais não são considerados brinquedos e não podem ser vendidos como tal
Diante do aumento da comercialização de armas de plástico com projéteis feitos de gel em Sergipe, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) esclarece que esses materiais não são considerados brinquedos.
Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), brinquedos são produtos destinados ao uso por crianças menores de 14 anos. Itens que não se enquadram nessa definição não podem ser comercializados como tal, nem mesmo possuir o Selo do Inmetro.
Além disso, as armas de plástico que disparam projéteis de gel, por sua semelhança a equipamentos como airsoft e paintball,não estão sob a competência regulatória do Inmetro. Dessa forma, todas as armas de brinquedo, com ou sem projéteis, devem atender às normas de segurança específicas para brinquedos, incluindo a exibição de advertências claras sobre seu uso.
Como denunciar ou tirar dúvidas
O ITPS orienta a população a denunciar qualquer comercialização irregular de réplicas de armas que utilizem indevidamente o selo do Inmetro, além de tirar dúvidas sobre os materiais.
Os procedimentos podem ser realizados por meio da Ouvidoria do ITPS no telefone (79) 3198-8822, pelo e-mail [email protected], ou presencialmente na sede do instituto, localizada na Rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp