Itabaiana pode chegar a mais de 1.100 casos no dia 27
A situação do município de Itabaiana é preocupante quanto à infestação pelo novo coronavírus e pode chegar a registar mais de 1.100 casos no dia 27 deste mês. É o que revela o quarto Boletim Semanal Covid-19, produzido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECIA), do Campus de Itabaiana, da UFS, com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
“O município de Itabaiana tem registrado semanalmente o aumento do número de registros positivos para COVID-19. Em relação à semana anterior, a 24ª semana epidemiológica registrou um aumento de 45% de novos casos. Ainda é cedo para afirmarmos que o topo de notificações semanais foi atingido, uma vez que nas últimas semanas o número de casos novos tem sido cada vez maior. Isso pode estar sendo influenciado pelo baixo índice de isolamento social identificado no município”, diz a Nota Técnica.
No último domingo, dia 14, Itabaiana tinha 615 casos confirmados e 11 óbitos (7 mulheres e 4 homens). Havia ainda 13 pessoas hospitalizadas, 263 em isolamento domiciliar e 82 casos suspeitos. Já haviam sido realizados 1.367 exames e 670 foram negativados. O número de pessoas recuperadas era de 333.
Um dado preocupante é que o isolamento social no município de Itabaiana, de apenas 30%, era ainda menor do que o já considerado baixo percentual de isolamento registrado para o Estado de Sergipe, de 34%, no dia 12 de junho. O Boletim destaca que o maior número de homens e mulheres que testaram positivo para Covid-19 no município corresponde a jovens adultos (20 a 39 anos) e adultos (40 a 59 anos).
A maior parte dos casos está concentrada na zona urbana. O Centro liderava com 185 casos, seguido dos bairros São Cristóvão, 58, e Mamede Paes Mendonça, 54. Mas a cada semana novos povoados têm registrado notificações. O povoado Rio das Pedras já tinha 8 casos, Carrilho e Pé do Veado tinham 5 casos cada.
Apesar de ser o terceiro município com maior número de casos, Itabaiana ocupava a 6ª posição em Sergipe quanto à taxa de prevalência e a 20ª posição quanto à taxa de mortalidade.
“Se medidas preventivas forem adotadas pela população, possivelmente, os números sigam o crescimento logístico, nesse caso, mais atenuado. Caso contrário, os números tendem a seguir o crescimento exponencial, mais intenso. É importante destacar que os dados apresentados são apenas probabilísticos”, diz a Nota Técnica, acrescentando: “Os dados apresentados até o momento poderão contribuir na tomada de decisões e avaliações das medidas mitigatórias para conter a propagação do vírus na cidade de Itabaiana”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Hemose realiza “Sabadão Solidário” neste sábado para reforçar estoque de sangue
Mais notícias
-
1 dia, 10 horas Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
1 dia, 11 horas Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
1 dia, 13 horas Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado