Educação

Inscrições da Olimpíada Geo-Brasil estão abertas até 31 de julho, diz Seduc

Participantes deverão demonstrar sua capacidade de interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 23/06/2022 08h19
Inscrições da Olimpíada Geo-Brasil estão abertas até 31 de julho, diz Seduc
Foto: Freepik/Arquivo

As inscrições da Olimpíada Geo-Brasil continuam abertas até 31 de junho. A iniciativa é da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT).

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o público-alvo contempla estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio, matriculados no ensino regular, profissionalizante, supletivo ou Educação de Jovens e Adultos, além dos alunos dos cursos pré-universitários, que não tenham concuído ensino médio.

Ao longo das atividades, os participantes deverão demonstrar sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.

A edição será composta de três fases, sendo as duas primeiras no formato online, em âmbito estadual e em caráter classificatório e a terceira fase presencial (local a definir), a qual participará de duas a três equipes mais bem classificadas por estado, nas categorias de escola pública e escola privada.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do evento. No espaço, o professor orientador deverá cadastrar seus dados pessoais, além dos dados dos alunos como nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, especificar se ele faz parte do Cadastro Único.

Também será preciso informar o código de matrícula da escola no MEC. A participação será efetivada com o pagamento da taxa de inscrição, cujo boleto será gerado após o preenchimento do formulário. Para as escolas públicas, a taxa é de R$ 30,00. Já para as escolas particulares será no valor de R$ 40,00.