Influenza: Universidade Federal de Sergipe inicia nova fase de testes da vacina tetravalente
Os testes serão aplicados em bebês de seis meses a um ano e meio

Com os aumentos dos casos de gripe em crianças no estado e superlotação das unidades pediátricas, a notícia de uma nova vacina contra as variantes da gripe é sempre bem-vinda. O Centro de Pesquisa Clínica da Universidade Federal de Sergipe, que está localizado no Hospital São João de Deus, em Laranjeiras, divulgou que no mês de junho iniciará uma nova fase de testes da vacina contra a influenza.
A cobertura será contra quatro tipos da influenza, incluindo duas cepas do tipo A (H1N1 e H3N2) e B (Victoria), incluindo a linhagem Yamagata. Os testes serão aplicados em bebês de seis meses a um ano e meio. O imunizante do Instituto Butantan está sendo avaliado na população acima de três anos desde 2021, e em março deste ano o centro de pesquisa conseguiu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ampliar a faixa etária do ensaio clínico.
Serão recrutados o total de 1.400 bebês em nove centros de pesquisa nos estados de Sergipe, São Paulo, Roraima e Pernambuco. O objetivo da fase 3 do estudo clínico é avaliar a imunogenicidade e a segurança da vacina tetravalente. "O SUS está realizando a atual campanha nacional de vacinação com a vacina trivalente. Com a aprovação da vacina tetravalente, vamos proteger a população contra quatro tipos do influenza,” explica o investigador da pesquisa clínica e professor de medicina da UFS, Ricardo Gurgel.
O médico e subinvestigador do Centro de Pesquisa Clínica da UFS, Volfânio Marinho, diz que é importante explicar que todos os bebês que vão participar da pesquisa estarão protegidos contra gripe, independente de receberem a vacina trivalente ou tetravalente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Mulher implora ajuda para cuidar dos netos após morte de marido; sem energia elétrica

Academia é interditada em Poço Redondo durante fiscalização

Polícia procura suspeito de furtar cabos de fibra óptica na avenida Gentil Tavares

Atletas de kickboxing de Sergipe precisam de apoio para representar o estado em campeonato nacional
