Laudo aponta que incêndio no Hospital Nestor Piva foi provocado por aquecimento de ar-condicionado

A perícia do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foi feito a partir de vestígios provocados pelo incêndio na sala de prescrição médica.

Por Redação do Portal A8SE 28/07/2021 11h28
Laudo aponta que incêndio no Hospital Nestor Piva foi provocado por aquecimento de ar-condicionado

Na manhã desta terça-feira, 27, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) concluiu a perícia do incêndio na ala Covid do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju, que aconteceu no dia 28 de maio deste ano.

O relatório feito pelos peritos da corporação indicou que o incêndio foi provocado pelo aquecimento do aparelho de ar-condicionado instalado na sala de prescrição médica.

Os vestígios apontados no documento foram a intensa destruição do aparelho, bem como a intensa dilatação do reboco das paredes próximas e o alto grau de destruição dos materiais combustíveis próximos, diminuindo a intensidade nos pontos mais distantes.

Segundo relatos dos funcionários do hospital, o incêndio foi identificado por volta das 6h40 da manhã, momento em que acionaram o Corpo de Bombeiros. Quatro locais foram afetados: sala de prescrição médica, posto de enfermagem, expurgo e enfermaria.

Para a identificação da área de origem do incêndio, a sala de prescrição médica, os peritos realizaram os procedimentos de análise da propagação das chamas, dos materiais e áreas atingidas, a inspeção das instalações elétricas e registros fotográficos, além da coleta de informações.

value.image
Incendio Nestor Piva

Em nota, o Centro Médico do Trabalhador, que administra a unidade, disse que colaborou com a perícia e que vai tomar providências.

"Após o recebimento oficial do referido laudo a empresa avaliará as providências jurídicas cabíveis em razão do defeito apresentado no aparelho de ar-condicionado, ao tempo em que reforçamos nosso compromisso com a qualidade e eficiência dos serviços prestados no atendimento à população sergipana", diz.

Relembre o caso

O incêndio registrado no dia 28 de maio começou por volta de 7h na área reservadas ao tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.

Muita tensão foi gerada entre familiares e profissionais do hospital, que trabalharam para retirar e transferir os pacientes do hospital de forma que o quadro de saúde de ambos não fosse ainda mais afetado pelas chamas.

Durante a ocorrência, as equipes policiais, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estiveram no local para dar suporte ao atendimento.

Ao menos 60 pacientes foram transferidos para outros hospitais na capital. No total, 5 pessoas morreram em decorrência do incêndio.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp