Hospital de Cirurgia implanta sistema Tasy para modernização dos processos em Sergipe
A primeira unidade filantrópica no estado a adotar o sistema, o HC busca elevar sua gestão e excelência assistencial

O Hospital de Cirurgia (HC) deu um importante passo em seu processo de modernização ao implantar o sistema Tasy, um dos principais softwares de gestão hospitalar do mundo. A plataforma, que integra áreas administrativas e assistenciais, visa aprimorar a gestão e elevar o padrão de excelência da unidade.
A escolha do Tasy reflete a necessidade de melhorar ainda mais a gestão do HC, que está sob Intervenção Judicial há seis anos e passou por uma reestruturação administrativa, financeira e assistencial. Em 2024, o hospital, referência em média e alta complexidade para a rede estadual, conquistou a certificação de Acreditado da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Pioneirismo e benefícios
"Somos pioneiros entre hospitais filantrópicos em Sergipe a adotar o Tasy", afirma a interventora judicial, enfermeira Márcia Guimarães. Ela destaca que o sistema ajudará o hospital a manter e evoluir sua Acreditação, ao permitir uma melhor integração de todas as áreas.
A enfermeira e administradora Lívia Menezes, diretora Operacional do HC, reforça a importância da mudança. “O sistema anterior limitava os relatórios gerenciais e gerava retrabalho. O Tasy nos proporciona dados em tempo real e soluções integradas, essenciais para nossa evolução", explica.
Funcionalidades e segurança
O Tasy, desenvolvido pela Philips, abrange diversas áreas, como enfermarias, UTI, centro cirúrgico, controle de medicamentos e gestão financeira. A plataforma melhora o controle dos processos hospitalares, da entrada do paciente à apuração dos custos, e aumenta a segurança, como no caso da detecção de dosagens erradas de medicação.
"A integração entre a parte assistencial e administrativa é uma das grandes vantagens do Tasy. Ele garante maior controle e segurança, além de otimizar os processos", destaca a gerente de sistemas Karla Ciqueira.
Impacto na rotina assistencial
O Tasy também trouxe benefícios para a rotina da equipe de enfermagem, que antes usava registros manuais. Agora, todo o processo de administração de medicamentos e evolução clínica é realizado diretamente no sistema. "O prontuário agora é digital, o que agiliza muito o trabalho e evita o retrabalho", explica Karla.
Investimentos e engajamento
A implantação do Tasy foi acompanhada por investimentos em infraestrutura, como novos computadores, impressoras e links de internet. Além disso, o HC investiu em treinamentos e mobilizou toda a equipe para garantir a transição bem-sucedida para o novo sistema.
"Foi um trabalho de equipe intenso, com grande engajamento dos colaboradores em todas as áreas", afirma Lívia Menezes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Obra da Casa da Mulher Brasileira recebe visita de ministros do Governo Federal

CTB estabelece 3 tipos de infrações para quem é flagrado usando o celular

Barragens de Sergipe estão controladas apesar do grande volume de chuva dos últimas semanas

Novas regras de segurança para chaves pix já estão valendo

Casos de esporotricose trazem preocupação
Mais acessadas
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos”
Prática de Rinha de Galos é interrompida na Barra dos Coqueiros
Nadadora sergipana conquista quatro medalhas em Nordestão escolar
Fim de semana nas Rodovias Estaduais de Sergipe tem uma morte e dois feridos em acidentes
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Mais notícias
-
12 horas, 56 minutos Jovem de 24 anos morre por meningite em Sergipe; SES confirma terceiro óbito em 2025
-
13 horas, 40 minutos Corpo de piloto vítima de acidente aéreo em Sergipe é liberado pelo IML
-
15 horas, 2 minutos Emancipação Política: Confira horário de funcionamento dos serviços no feriado de 8 de julho em Sergipe