Hospital de Cirurgia celebra 99 anos com destaque na assistência à saúde pública de Sergipe
Com quase um século de serviços prestados, unidade se consolida como referência regional em alta complexidade, ensino e inovação no SUS

Nesta sexta-feira (2), o Hospital de Cirurgia (HC) celebra 99 anos de fundação. Como parte das comemorações e em reconhecimento à sua relevância histórica e atual para a saúde pública de Sergipe, será realizada uma audiência pública na próxima segunda-feira (5), às 9h, na Câmara Municipal de Aracaju. Com o tema “99 anos do Hospital Cirurgia: a retomada do protagonismo da assistência de saúde em Sergipe”, o evento é uma iniciativa do vereador Elber Batalha.
Inaugurado em 1926 por iniciativa do médico Dr. Augusto Leite, em parceria com os colegas Dr. Juliano Calasans, Dr. Eronides Carvalho e Dr. Lauro Hora, o HC consolidou-se como um dos pilares da saúde pública em Sergipe, oferecendo procedimentos cirúrgicos, consultas, exames e formação profissional com excelência por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira alguns dos principais destaques da unidade:
REFERÊNCIA PARA A REDE ESTADUAL
Referência em média e alta complexidade na rede estadual de saúde, o Hospital de Cirurgia se destaca nacionalmente em especialidades como Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Traumatologia e Neurocirurgia. Entre seus marcos históricos estão o primeiro transplante cardíaco do Norte e Nordeste, a primeira neurocirurgia com mapeamento das emoções no Brasil e a primeira cirurgia cardíaca minimamente invasiva realizada em Sergipe.
ATENDIMENTOS EM NÚMEROS
O hospital possui 256 leitos, sendo 50 de UTI, e oferece consultas em 18 especialidades, além de diversos exames, como ressonância magnética e tomografia. Em 2024, mais de 90% dos atendimentos foram pelo SUS, totalizando mais de 93 mil consultas, 313 mil exames, quase 9 mil cirurgias gerais e 514 cardíacas. Segundo o Datasus, o Cirurgia ocupa a 4ª posição no Nordeste e a 13ª no Brasil em volume de procedimentos cardiovasculares pelo SUS.
ENSINO E INOVAÇÃO
Além da assistência médica, o HC é polo de ensino e formação profissional. Mantém dez programas de Residência Médica, incluindo áreas como Cardiologia, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia e Urologia, além da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, voltada para Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. “O Cirurgia não é apenas um hospital. É um centro de formação, inovação e cuidado”, afirma o diretor técnico Dr. Rilton Morais.

AVANÇOS COM A INTERVENÇÃO
Sob Intervenção Judicial desde novembro de 2018, por determinação do Poder Judiciário a pedido do MPSE, o hospital passou por um amplo processo de reestruturação liderado por Márcia Guimarães, primeira mulher a dirigir o HC. Desde então, foram entregues novas UTIs, prédio do ambulatório, reformas em enfermarias, ampliação do centro cirúrgico e a modernização de setores como a Agência Transfusional, Laboratório de Patologia e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), responsável por cerca de 60% do atendimento oncológico da rede estadual.
ACREDITAÇÃO E QUALIDADE
Em agosto de 2024, o Cirurgia se tornou o primeiro hospital filantrópico de Sergipe a conquistar a certificação ONA Nível 1, que reconhece a qualidade e segurança dos serviços prestados. Outro avanço foi a implantação do sistema hospitalar Tasy, em dezembro de 2023, integrando e otimizando os fluxos entre os setores assistenciais e administrativos. Atualmente, o HC conta com 1.825 colaboradores diretos e mais de 2 mil profissionais, somando também os terceirizados.

Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Sesi entrega os alimentos arrecadados com a etapa Sergipe da corrida nacional do Sesi

Direto de Brasília 02/05/25

Campeonato brasileiro de karatê está sendo realizados em Aracaju

Secretaria Estadual da Saúde divulgou hoje o panorama da mortalidade infantil em Sergipe
Mais acessadas
Homem é preso com revólver após denúncia de som alto em Itabaiana
Resultado preliminar do TAF da PMSE será divulgado nesta segunda-feira (5)
Hospital de Cirurgia celebra 99 anos com destaque na assistência à saúde pública de Sergipe
Brasil resgistra 71.576 novos empregos de carteira assinada no mês de março
Mais de 1.800 trotes foram registrados pela Central de Urgência entre janeiro e março de 2025
Mais notícias
-
8 horas, 16 minutos Resultado preliminar do TAF da PMSE será divulgado nesta segunda-feira (5)
-
10 horas, 59 minutos Projeto “Descubra Aracaju” movimenta a capital com cultura, música e arte neste fim de semana
-
11 horas, 22 minutos Suspeito de matar ex-cabo do Exército em Aracaju é preso na Bahia