Hospital atualiza quadro clínico de Paulinha Abelha: 'Nosso objetivo está sendo manter ela viva'

Especialistas descartaram possibilidade de infecção bacteriana no cérebro e morte encefálica. A artista está internada em Aracaju há 12 dias.

Por Redação do Portal A8SE 23/02/2022 13h11
Hospital atualiza quadro clínico de Paulinha Abelha: 'Nosso objetivo está sendo manter ela viva'
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em coma profundo, a cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (23).

Segundo o boletim médico, a paciente permanece com quadro neurológico grave, hepatite não viral e insuficiência renal aguda, respirando com suporte de aparelhos e sendo submetida a hemodiálise. Exames de avaliação e monitoramento contínuo das disfunções orgânicas estão sendo realizados.

Fãs, amigos, familiares e integrantes do grupo de forró eletrônico estão realizando visitas e vigílias de oração diariamente, intercedendo pela restauração da saúde da cantora.

Lesão cerebral

A equipe responsável pelo tratamento da cantora promoveu uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (22). Na ocasião, os especialistas informaram que, apesar da gravidade clínica, o quadro é considerado reversível.

Eles descartaram a possibilidade de uma infecção bacteriana no cérebro e morte encefálica. A investigação, por sua vez, continua para identificar as circunstâncias da encefalopatia severa, que resultou em uma lesão cerebral. Na escala de Glasgow, a resposta sensorial dela encontra-se no nível 3, sendo o estágio mais grave de redução das funções cerebrais.

Já em relação à influência dos tratamentos estéticos, não ficou comprovado uma lesão prévia provocada pelo uso de medicamentos, no entanto, a hipótese de inflamação por alguma substância tóxica não é descartada.

"Nosso objetivo está sendo manter ela viva e está sendo difícil. [...] não nos preocupamos agora sobre sequelas, nossa prioridade é a vida", disse o neurologista Marcos Aurélio Alves.

Doação de sangue

Uma campanha do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe está convocando doadores de sangue dos tipos O- e O+ para colaborar com o tratamento.

O serviço funciona de segunda a quinta, das 7h às 17h; nas sextas até 16h; e aos sábados, das 8h às 12h, nos seguintes locais:

  • Posto Central Aracaju: Rua Guilhermino Rezende (Bairro Salgado Filho);
  • Unidade Lagarto: Centro Médico José Vieira Filho (Praça Filomeno Hora);
  • Unidade Itabaiana: Maternidade São José (Centro);
  • Unidade Nossa Senhora do Socorro: Shopping Prêmio (Conjunto Marcos Freire II).

Quem recebeu reforço vacinal contra Covid-19 ou antibiótico, apresentou sintomas da síndrome gripal ou realizou extração dentária deve aguardar o prazo de 7 dias antes de doar.

Internação

Paulinha Abelha foi hospitalizada no dia 11 de fevereiro, quando sentiu um mal-estar na turnê da banda Calcinha Preta em São Paulo e decidiu retornar de viagem. Ela teve complicações após ser diagnosticada com problemas renais.

Em entrevista ao programa Cidade Alerta da TV Atalaia, a irmã da cantora, Carla Abelha, comentou sobre os sintomas que ela estava sentindo antes de ser internada. “Chegou a informação de que ela estava se sentindo mal, vomitando e a gente imaginou que poderia ser uma gravidez. Quando chegou ao hospital, já foi identificado que tinha um probleminha nos rins e houve a insuficiência renal”, disse.

Alguns dias depois, o quadro agravou e a cantora foi transferida para a UTI. Em coma, chegou a apresentar instabilidade neurológica, infecção e está sendo submetida a procedimentos de diálise.

Carreira

Natural de Simão Dias, a trajetória na música começou com apenas 12 anos em trios elétricos pela região. Paula de Menezes Nascimento Leça Viana ingressou na banda Calcinha Preta em 1998. Na época, ela foi indicada pelo cantor Daniel Diau, que também havia acabado de ser contratado.

Com a banda, um dos grupos de forró de maior sucesso da música brasileira, ela já gravou músicas como Baby Doll, Armadilha, Abra o Meu CoraçãoLouca Por Ti. Além disso, também integrou as bandas Panela de Barro e Flor de Mel.

Suspensão de shows

A direção do grupo emitiu um comunicado suspendendo os shows agendados até o dia 10 de março, em virtude da internação.

No anúncio, a banda informa que estima a recuperação da cantora e pede a compreensão de todos. "Esperamos retomar a agenda em breve, quando houver condições para a realização dos compromissos. Pedimos a todos para manter as orações e vibrações positivas voltadas à querida Paulinha”, relata.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp