Homem morre dentro de UPA em Tobias Barreto após aguardar transporte ao Huse por mais de 12h; VÍDEO

Givaldo Barbosa dos Santos deu entrada na unidade na noite do domingo (19), após sofrer um acidente

Por Redação Portal A8SE 20/05/2024 15h38

Na manhã desta segunda-feira (20), um homem de 52 anos, identificado como Givaldo Barbosa dos Santos, faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Vicente de Paulo, em Tobias Barreto.

Segundo a família de Givaldo, ele sofreu um acidente e foi levado para a unidade por volta das 19:30h deste domingo (19). Ao receber atendimento, ele foi entubado e foi constatada a necessidade dele ser encaminhado para o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju.

O transporte de Givaldo até a capital deveria ser feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Grupamento Tático Aéreo (GTA). No entanto, de acordo com os familiares da vítima, o helicóptero do GTA só chegou na UPA às 10:15h da manhã de hoje (20), mais de 12 horas após o chamado.

value.image
Givaldo Barbosa dos Santos, 52 anos, vítima de acidente em Tobias Barreto (SE). / Foto: acervo Portal A8SE

"Nossa cidade é linda, mas a saúde é precária. Muita gente aqui já perdeu família, passando necessidade. Minha sobrinha está dilacerada, querendo o painho dela de volta. E eu estou aqui fazendo esse apelo não só por nós, mas por toda a população de Tobias Barreto", lamentou Cleia Maria dos Santos, cunhada de Givaldo.

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) já está ciente da situação no município e promoveu uma ação para que a UPA São Vicente de Paulo seja transformada em um Hospital de Pequeno Porte e Maternidade. Inclusive, essa ação já foi deferida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, por meio de nota, que determinou a abertura de um processo administrativo para verificar a ocorrência de eventuais falhas no fluxo para a remoção do paciente e apontar medidas judiciais cabíveis.

"Sobre a ação judicial proposta pelo Ministério Público em relação ao fluxo da UPA de Tobias Barreto, a Procuradoria-Geral do Estado recorreu e aguarda decisão judicial. A SES lamenta e se solidariza à família de Givaldo pela perda irreparável", afirmou a SES.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp