Homem em situação de rua passa mal; população alega que Samu negou atendimento

Na tarde desta terça-feira, 30, moradores do bairro Grageru, em Aracaju, entraram em contato com a produção do Portal A8SE denunciando sobre a falta de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um homem em situação de rua.
Segundo os denunciantes, hoje pela manhã esse homem amanheceu sem roupa e com a aparência adoentada, na rua Rafael Pereira Rodrigues. Para tentar ajudar, uma pessoa deu um lençol e cobriu o rapaz. No período da tarde, ele começou a vomitar sangue. Os moradores acionaram o Samu, que chegou por volta das 16h, e disseram que os profissionais da saúde "ficaram uns dez minutos e depois saíram", sem levar o homem para unidade hospitalar.
Os moradores continuaram acionando o serviço e outras duas ambulâncias foram para região. O paciente permanece no local, ainda passando mal.
Durante ao vivo da TV Atalaia funcionários da Samu afirmaram que a responsabilidade seria da assistência social, pois o homem não quer ser atendido e precisa de abrigo. Entretanto, um médico que mora próximo ao local e também acionou o Samu, disse que o homem não tem condição de responder pelos atos, está desidratado e fragilizado, necessitando de atendimento.
Falamos com a Assistência Social de Aracaju, que já encaminhou uma equipe de abordagem social para atender o homem. "Caso seja uma situação de saúde, é obrigação do Serviço Móvel de Urgência fazer os primeiros atendimentos e encaminhá-lo a uma unidade de atendimento", disse a Assistência.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que “não houve, em nenhum momento que o SAMU foi acionado, falta de assistência ao paciente. Nas três vezes que a ambulância foi deslocado para a ocorrência, o paciente foi examinado por três equipes de USB em contato com médicos da base do SAMU. A SES informa ainda que o paciente estava consciente, relatando, inclusive, seu nome completo e idade, e se recusou a ser removido do local. O SAMU esclarece ainda que pelo código de ética médico o paciente, estando lúcido e orientado, tem autonomia de recusar atendimento”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
9 horas, 29 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
12 horas, 54 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
13 horas, 16 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe