Homem em situação de rua passa mal; população alega que Samu negou atendimento
Na tarde desta terça-feira, 30, moradores do bairro Grageru, em Aracaju, entraram em contato com a produção do Portal A8SE denunciando sobre a falta de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um homem em situação de rua.
Segundo os denunciantes, hoje pela manhã esse homem amanheceu sem roupa e com a aparência adoentada, na rua Rafael Pereira Rodrigues. Para tentar ajudar, uma pessoa deu um lençol e cobriu o rapaz. No período da tarde, ele começou a vomitar sangue. Os moradores acionaram o Samu, que chegou por volta das 16h, e disseram que os profissionais da saúde "ficaram uns dez minutos e depois saíram", sem levar o homem para unidade hospitalar.
Os moradores continuaram acionando o serviço e outras duas ambulâncias foram para região. O paciente permanece no local, ainda passando mal.
Durante ao vivo da TV Atalaia funcionários da Samu afirmaram que a responsabilidade seria da assistência social, pois o homem não quer ser atendido e precisa de abrigo. Entretanto, um médico que mora próximo ao local e também acionou o Samu, disse que o homem não tem condição de responder pelos atos, está desidratado e fragilizado, necessitando de atendimento.
Falamos com a Assistência Social de Aracaju, que já encaminhou uma equipe de abordagem social para atender o homem. "Caso seja uma situação de saúde, é obrigação do Serviço Móvel de Urgência fazer os primeiros atendimentos e encaminhá-lo a uma unidade de atendimento", disse a Assistência.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que “não houve, em nenhum momento que o SAMU foi acionado, falta de assistência ao paciente. Nas três vezes que a ambulância foi deslocado para a ocorrência, o paciente foi examinado por três equipes de USB em contato com médicos da base do SAMU. A SES informa ainda que o paciente estava consciente, relatando, inclusive, seu nome completo e idade, e se recusou a ser removido do local. O SAMU esclarece ainda que pelo código de ética médico o paciente, estando lúcido e orientado, tem autonomia de recusar atendimento”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
A capital sergipana está recebendo o trigésimo terceiro Congresso Brasileiro de Microbiologia
Sergipe está sendo cenário de gravações de um filme longa metragem
5ª etapa do campeonato sergipano de kart foi realizado na orla de Atalaia durante o fim de semana
Direto de Brasília 21/10/25
Nesta segunda-feira, o centro de hemodinâmica do HUSE realizou o procedimento de número mil
Mais acessadas
PND 2025: gabarito das questões objetivas será divulgado terça-feira, 28
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Edição do "Sabadão Solidário" do Hemose foca em repor estoques de sangue
Mais notícias
-
12 horas, 23 minutos Prefeitura de São Cristóvão firma parceria para construção de cemitério vertical
-
14 horas, 57 minutos Vídeo: Confusão é registrada durante transferência de ambulantes no Centro de Aracaju
-
16 horas, 29 minutos Morre aos 68 anos a advogada Aída Mascarenhas Campos, referência na defesa dos direitos humanos