Hemose convoca doadores de sangue AB e B negativo
Tipos sanguíneos são raros e, por isso, são essenciais para garantir que pacientes em estado crítico recebam atendimento adequado
Nesta quarta-feira (12), o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforçou a necessidade de doação dos tipos sanguíneos AB e B negativo, que estão com baixo estoque.
“Estamos lançando um apelo especial para os doadores especificamente desses tipos sanguíneos que são raros e, por isso, são essenciais para garantir que pacientes em estado crítico recebam o atendimento adequado”, destacou a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly.
No Brasil, os grupos mais comuns são o O e o A, que abrangem 87% da população. O grupo B responde por 10%, e o AB por apenas 3%. O sangue captado, coletado e processado no Hemose é utilizado para o atendimento de urgências e emergências, além de atender pacientes com anemias hereditárias ou em tratamentos oncológicos.
Requisitos
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto. Mais informações e agendamentos nos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.
Ponto de coleta externa
Até o dia 25 de fevereiro, o Hemose está com um ponto de coleta externa no Shopping Jardins. O ponto está localizado na portaria G, em frente ao Gbarbosa, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp