HC e TJSE firmam parceria para promover cirurgias reparadoras a vítimas de violência doméstica
Durante a solenidade, também foi entregue ao Hospital o selo Amigo da Mulher
Nesta terça-feira (26), o Hospital de Cirurgia (HC) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) assinaram um termo de parceria para viabilizar o Projeto Reconstruir-se.
A iniciativa, idealizada pela Coordenadoria da Mulher do TJSE, visa promover a recuperação física e emocional de mulheres que carregam marcas permanentes das agressões sofridas, por meio de cirurgias plásticas reparadoras.
Em maio de 2024, o HC realizou a cirurgia piloto do projeto: a reconstrução labial de uma mulher vítima de violência. Com a parceria oficializada hoje, mais vítimas poderão receber gratuitamente os procedimentos necessários para restaurar sua autoestima e saúde.
“Acreditamos que a recuperação da autoestima é fundamental para a reintegração dessas mulheres na sociedade. Com esse projeto, conseguimos oferecer um suporte que vai além da cirurgia”, afirmou o diretor técnico do Hospital de Cirurgia, Dr. Rilton Morais.
Já o presidente do TJSE, o desembargador Ricardo Múcio, destacou a importância da ação conjunta para a recuperação das mulheres. "Essa parceria representa mais um passo no sentido de garantir que as mulheres vítimas de violência possam reconstruir não apenas sua autoestima, mas também suas vidas, com o apoio do Estado e da sociedade", finalizou.
Selo Amigo da Mulher
Durante a solenidade, também foi entregue ao Hospital o selo Amigo da Mulher, uma homenagem pelo comprometimento da instituição com os projetos e ações da Coordenadoria da Mulher. O selo, entregue pela coordenadora da Mulher do TJSE, juíza Jumara Porto, foi recebido pela enfermeira Márcia Guimarães.
“Com muita honra e gratidão, recebi hoje, em nome do Hospital de Cirurgia, o Selo Amigo da Mulher. Esse reconhecimento é muito mais do que um prêmio: é a confirmação de que o HC está no caminho certo na luta contra a violência doméstica e familiar. Agradeço ao TJ, na pessoa do presidente Ricardo Múcio, à juíza Jumara Porto, pela confiança no HC, ao meu diretor técnico, Dr. Rilton Morais, e ao Dr. Cristian Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por abraçarem esta causa”, concluiu Márcia Guimarães.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp