Habilitação gratuita gera expectativa de emprego

A Setram começou a convocar os candidatos ao curso de 1° Habilitação que será oferecido pela Escola Pública de Trânsito. Todos os 40 candidatos classificados estão desempregados e acreditam que com a carteira em mãos será mais fácil arrumar um emprego.

30/09/2015 19h10
Habilitação gratuita gera expectativa de emprego
A8SE

Desde a semana passada a Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana (Setram) começou a convocar os candidatos ao curso de 1° Habilitação que será oferecido pela Escola Pública de Trânsito. Todos os 40 candidatos classificados estão desempregados e acreditam que com a carteira em mãos será mais fácil arrumar um emprego.

Robevaldo José de Oliveira, de 40 anos, morador do loteamento São Braz, no município de Nossa Senhora do Socorro, disse que ficou emocionado quando recebeu a carta de convocação. "Eu sei que com a carteira de motorista em mãos posso mudar a minha vida e a de minha família. È um sonho de muitos anos que vou poder agora finalmente realizar e por isso vou me dedicar muito durante as aulas", afirmou Robevaldo, que está desempregado há quatro meses.

O jovem Anderson Kleber, 24, está procurando trabalho há mais de um ano. Ele relatou que já sabe dirigir, mas nunca conseguiu juntar o dinheiro para tirar a habilitação. "Eu trabalhei num posto de lavagem e lá o pessoal me ensinou a dirigir, mas nunca pratiquei muito. Pelo fato de o curso ser muito caro, quase o valor do salário que eu recebia, nunca tive condições de tirar a carteira. Já perdi várias oportunidades de emprego por conta disso e agora tenho certeza que com a habilitação em mãos vou ter a minha carteira assinada", declarou Kleber.


O secretário de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana, Bosco Mendonça, informou que a Setram enviou as cartas de convocação no dia 22 de abril e desde o último dia 27 os candidatos selecionados estão comparecendo com a documentação para a avaliação por parte de uma assistente social. "Esse era um desejo do governador Marcelo Déda de poder ajudar os cidadãos menos favorecidos a ter o direto de conseguir sua carteira de habilitação. Estamos muito felizes em saber que podemos ajudá-los a arrumar um emprego e a realizar um sonho", ressaltou Bosco informando que o Governo até 2010 vai levar o curso para todo o interior do estado por meio da Escola Pública de Trânsito móvel.

O secretário adiantou que a Setram já está avaliando a possibilidade de convocar mais 40 candidatos da lista de espera ainda este mês. Nessa primeira turma estão sendo contemplados moradores dos municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. No decorrer do curso, os 20 alunos que se destacarem terão sua primeira habilitação a custo zero, o que inclui as aulas teóricas e práticas, exames e isenção de taxas do Detran. Os outros 20 terão sua habilitação a baixo custo com a gratuidade das aulas teóricas, exames e a isenção das taxas, pagando apenas pelas aulas práticas. Essa redução corresponde a aproximadamente 70% do valor total que qualquer condutor pagaria para tirar a habilitação.

Com informações da ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: