Especial Publicitário

Grupo Tiradentes: tradição em qualidade acadêmica é legado dos seus 60 anos de história

Poder transformador da educação na vida das pessoas, e em especial, na vida do visionário professor Jouberto Uchôa, é responsável pela construção de um dos maiores grupos educacionais do país.

Por Universidade Tiradentes - UNIT 18/05/2022 08h48
Grupo Tiradentes: tradição em qualidade acadêmica é legado dos seus 60 anos de história
Foto: UNIT/Arquivo

O ano era 1962 e os primeiros alunos chegavam para as aulas no Colégio Tiradentes, que abria suas portas na Rua Laranjeiras, Centro de Aracaju. A estrutura simples, modesta, continha grandes sonhos e aspirações de um humilde professor chamado Jouberto Uchôa de Mendonça. Esse foi o início da história de sucesso do Grupo Tiradentes, que em 2022 completa 60 anos de tradição em qualidade acadêmica.

{{value.image}}
Colégio e Faculdades Tiradentes

Quando os olhares se voltam para o passado, é possível identificar o poder transformador que a educação tem na vida das pessoas, e em especial, na vida do visionário vigilante de escola, que ergueu um dos maiores grupos educacionais do país. Esse foi o primeiro e importante passo dado pelo Professor Uchôa – como gosta de ser chamado. Hoje, com um projeto focado no Nordeste e no ensino superior, o Grupo Tiradentes é responsável pela formação de milhares de alunos nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Minha história de vida é um retrato do quanto a educação é transformadora na vida das pessoas. Ao conhecer esse universo, ainda muito jovem, quando tive a oportunidade de ser vigilante escolar em um antigo ginásio, me encantei, e decidi que era aquilo que eu gostaria para mim, enquanto projeto de vida. Além do meu interesse, tive a sorte de encontrar pessoas maravilhosas ao longo do caminho, que me abriram portas, pois sentiram meu interesse, conseguiram ver o quanto eu estava interessado em mudar minha própria história. Foi neste local que pude crescer, me tornei professor, coordenador e cheguei a diretor. Com essa experiência e a vontade de empreender, que já era latente, dei o próximo passo: inaugurar o Ginásio Tiradentes”, conta o professor Uchôa.

{{value.image}}
Reitor Jouberto Uchoa

Tradição e compromisso com as transformações sociais

Ao completar 60 anos, o Grupo Tiradentes reafirma o compromisso histórico de promover transformações sociais por meio do conhecimento. Durante o período de pandemia, por exemplo, parcerias foram firmadas e a comunidade acadêmica se envolveu nas ações de combate, sendo protagonista de iniciativas em prol da sociedade.

A postura de vanguarda em tecnologia e inovação tão presentes na história do Grupo Tiradentes, mais uma vez estiveram a serviço da vida. O Tiradentes Innovation Center, que é o centro de inovação do Grupo, produziu mais de 5 mil máscaras tipo face shield (viseira) para distribuir entre profissionais de saúde vinculados ao Estado de Sergipe. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Somente em Sergipe, as doações somaram 15 mil máscaras cirúrgicas triplas, 11 mil luvas de procedimento e 100 litros de álcool gel 70%, transferidos do estoque da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) para as secretarias de saúde do Estado, do Município de Aracaju e para o Hospital de Cirurgia. Esta unidade de saúde também ganhou 20 novos leitos de UTI, 29 de enfermaria e a reforma da Ala E, resultados de um investimento de quase R$ 3 milhões feito pela universidade.

Em outra parceria, com cientistas e profissionais de estados como Piauí, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, pesquisadores da Unit e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), criaram máscaras a partir de materiais biodegradáveis e de baixo custo como alternativa para proteção contra o coronavírus: a Delfi-tron, tipo de máscara de proteção conhecida como respirador filtrante de partículas. Foi outra grande contribuição no combate à pandemia.

{{value.image}}
Projeto de Extensão da UNIT

Este é um exemplo da proximidade entre o conteúdo ensinado nos programas acadêmicos de cada curso e as realidades da sociedade e do mercado em cada profissão, permitindo que o aluno, ainda na universidade, tenha contato com atividades práticas e situações reais. Um passo neste sentido é a realização de atividades projetos de extensão universitária, sendo eles da própria instituição ou através de parcerias com 38 entidades públicas, privadas ou comunitárias. E esses projetos são integrados às disciplinas curriculares, permitindo que os estudantes participem deles em todo o andamento do curso.

“A extensão universitária, um dos grandes projetos desenvolvidos pelo Grupo Tiradentes em seus pólos, é uma ação transformadora e interdisciplinar entre a instituição e a comunidade, possibilitando ao aluno compartilhar seu conhecimento, trabalhando assim, na resolução de problemas reais. Nossos alunos são estimulados por esses desafios, por experiências extensionistas, as quais são apresentadas assim que ele ingressa na universidade”, destacou o professor Marcos Vandir Nery Lobão, diretor de Operações Acadêmicas do Grupo Tiradentes.

60 anos de alto nível em educação superior

Considerado um dos maiores conglomerados de instituições particulares de ensino superior do Brasil e da América Latina, o Grupo Tiradentes é formado por seis instituições de ensino superior: a Universidade Tiradentes (Unit) e a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Sergipe; o Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas); o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e as Faculdades Tiradentes (Fits), de Jaboatão dos Guararapes e de Goiana (PE). Além disso, o GT mantém 26 polos de educação a distância que expandem a sua área de atuação para seis estados do Nordeste, com presença marcante na Bahia e no Rio Grande do Norte, além da recém-chegada no Piauí.