Governo se mobiliza para evitar o hibernação de Piranema

Atento às perspectivas econômicas para o estado no setor de Petróleo e Gás, o Governo de Sergipe vem mantendo o diálogo com diversas instituições a fim de garantir a continuidade das operações de exploração nos campos de Piranema e Piranema Sul. Localizados no litoral sergipano, os campos são reconhecidos como uma importante área de produção de óleo e com grande potencial de gás proveniente da reinjeção realizada ao longo da extração do petróleo.
Estando engajado nas discussões sobre a continuação das atividades de Piranema desde o ano passado, o Governo acirrou o debate em face do recente anúncio de que a Petrobras está na iminência de adotar o processo de hibernação dos campos. Entendendo a relevância de suas operações para Sergipe e região, o Governo defendeu a oferta dos campos a possíveis substitutos, com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) conduzindo os diálogos. Nesse sentido, foram acionadas as representações na ANP, da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia (MME) no intuito de alinhar interesses e construir estratégias.
“É imprescindível que, antes da desativação final dos campos, sejam envidados esforços da petroleira na identificação de um novo agente substituto para a exploração, mesmo tendo ciência de que já houve oferta pela empresa, sem sucesso. Outras tentativas e possibilidades devem ser estudadas, como a colocação dos citados campos em oferta permanente da ANP, antes que sejam efetivadas a retirada das instalações e o tamponamento dos poços”, pontuou o governador Belivaldo Chagas por meio de ofício.
Ainda segundo o documento enviado à Petrobras, Ministério de Minas e Energia e ANP, o interesse do Governo na continuidade das operações de Piranema é veemente, independentemente da titularidade do agente explorador. O tema, inclusive, foi matéria de comunicações diversas da Sedetec com a ANP e a Petrobras em 2019.
A Petrobras afirmou seu intuito de proceder a desmobilização da unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO) contratada com a Teekay Offshore, com posterior descomissionamento e devolução da concessão para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Instalada na Bacia Sergipe-Alagoas, a plataforma foi inaugurada em 2007 e tem capacidade de produção de até 30 mil barris por dia de óleo e estocagem de 300 mil barris.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
4 horas, 56 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
7 horas, 9 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
8 horas Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro