Governo publica edital para novo Complexo Materno-Infantil Nossa Senhora de Lourdes

Ordem de serviço para o início das obras está prevista para fevereiro de 2026

Por Redação do Portal A8SE 11/10/2025 09h31
Governo publica edital para novo Complexo Materno-Infantil Nossa Senhora de Lourdes
Foto: Reprodução

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), publicou o edital para a construção do novo Complexo Materno-Infantil Nossa Senhora de Lourdes. O investimento total será de aproximadamente R$ 140 milhões.

Com a publicação do edital, o processo entra em uma nova fase. A previsão é que os envelopes sejam abertos no dia 24 de novembro, dando início oficial à licitação. A ordem de serviço para o início das obras está prevista para fevereiro de 2026, conforme anunciado pelo governador.

A obra será financiada por duas frentes: R$ 60 milhões serão provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, enquanto o valor restante será custeado com recursos estaduais, por meio do Programa Pró-Redes.

Sobre a obra

O terreno onde a atual unidade está instalada não permite novas ampliações ou construções para qualificar a assistência. Assim, a nova maternidade deve ser construída em um terreno próximo ao Centro Administrativo de Aracaju, na região que já conta com o complexo que envolve o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho e o Hospital do Câncer, que deve ser entregue pela gestão estadual ainda em 2025.

A construção possibilitará a ampliação dos leitos obstétricos (leitos de gestação de alto risco e de alojamento conjunto) e neonatais (Utin, Ucinco e Ucinca), a implantação de Centro de Parto Normal (CPN) Intra-hospitalar e quartos de Pré-Parto, Parto e Pós-parto (PPP). Também será implantada a ‘Casa da Gestante, Bebê e Puérpera’, que cuida dos casos de pacientes em situação de vulnerabilidade, além da realocação do Banco de Leite Humano Marly Sarney.

Atualmente, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é referência estadual em partos de alto risco. Ela realiza atendimentos de urgências obstétricas e neonatais, 24 horas por dia, para gestantes, puérperas e neonatos de alto risco de todo o estado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp