Governo homenageia sergipanas através de programa de Saúde

O lançamento do programa de saúde "Bem Mulher" foi a oportunidade para o Governo de Sergipe homenagear todas as sergipanas. O programa que trabalha o combate ao câncer do colo do útero, vai percorrer, só neste mês de março, quatro municípios e atender cerca de cinco mil sergipanas.
"Optamos por fazer o lançamento na semana que antecede o Dia da Mulher porque temos consciência da luta das mulheres por participação política, por melhorias e transformação da realidade social, contra a exploração sexual. A essa luta precisa se integrar o direto à saúde integral. É preciso que elas tenham garantias de tratamentos de ações preventivas que as afastem de duas graves moléstias: o câncer de mama e o de colo do útero", enfatizou o governador Marcelo Déda.
O programa, voltado para mulheres com idade entre 25 e 59 anos, tem como pilares o combate ao câncer do colo do útero e de mama, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a orientação sobre planejamento familiar. "O principal objetivo é melhorar a qualidade de saúde da mulher no estado de Sergipe. Vamos mobilizar os instrumentos da Secretaria de Estado da Saúde e fazer parcerias com prefeituras para levar aos lugares mais remotos assistência e realizar exames preventivos que possibilitem a redução dos índices de câncer em Sergipe", explicou o governador.
Estrutura
O ‘Bem Mulher` ocorrerá simultaneamente em até quatro municípios. Serão montados até 50 consultórios por cidade. Além disso, seis mil profissionais serão mobilizados para atuar nos 75 municípios atendidos. Inicialmente, estão sendo aplicados R$ 2,5 milhões em material de consumo, logística, exames, pagamento de profissionais e medicamentos. O investimento tem metas ambiciosas no período de um ano. Entre elas, a realização de 56 mil exames papanicolau, 11,2 mil exames clínicos de mama e 18 mil tratamentos medicamentosos.
Além das ações levadas no dia do evento, o ‘Bem Mulher` terá o papel de acompanhar os casos de cânceres diagnosticados. "É preciso conscientizar as mulheres da importância de cuidar da saúde. No entanto, a concepção deste programa é atuar tanto preventivamente como no acompanhamento. O Estado só vai finalizar o trabalho depois que a paciente tiver feito o tratamento adequado para cada problema. O ‘Bem Mulher` não é um mutirão contra o câncer, é um programa de Governo que atenderá a todo o estado", afirmou a primeira-dama Eliane Aquino.
Programação
Neste sábado, 7, o programa chega a Ribeirópolis, onde pretende atender cerca de 650 mulheres. Depois, será a vez dos municípios de Propriá, Boquim e Simão Dias nos dias 14, 21 e 28, respectivamente.
Segundo a prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto, o programa estimula as mulheres a se cuidar. "Estamos felizes em sermos o primeiro município a receber o ‘Bem Mulher`. É muito importante para o interior sergipano poder contar com esse projeto. Muitas vezes as mulheres sabem da importância de se prevenir contra o câncer, mas acabam deixando para depois. O ‘Bem Mulher` serve como estímulo para que elas se cuidem", opinou a prefeita.
As cidades atendidas em março foram escolhidas por já terem sido contempladas pelo ‘Sergipe de Todos`. "Nós tivemos o primeiro teste na cidade de Pirambu e neste sábado teremos o programa em Ribeirópolis, o que representará a consolidação do modo de operação do programa. A partir daí, semanalmente ou, pelo menos, a cada 15 dias, estaremos em um ou mais municípios. Nas cidades menores, nós estaremos em até quatro simultaneamente. A idéia é que dentro do período de um ano nós consigamos cobrir os 75 municípios", frisou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.
Planejamento
O planejamento familiar será abordado juntamente com o tema das DSTs através de oficinas, como forma de garantir o direito reprodutivo da mulher reconhecido em leis nacionais e documentos internacionais. As ações do programa nessa área também visam facilitar o acesso às laqueaduras tubárias - cirurgias para esterilização permanente e definitiva da mulher. De 2004 a 2006, a média desses procedimentos registrados pelo SUS em Sergipe era de 485 ao ano. Em 2007, esse número aumentou para 1.594 e no ano passado para 2.878. Com o ‘Bem Mulher`, o Estado quer dobrar o número de laqueaduras.
Fonte:ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Salão da paróquia São Pedro Pescador se transforma em palco de resistência, arte e cuidado

Direto de Brasília 21/05/25

Vacinação contra influenza foi ampliada para toda a população de Aracaju

Secretaria Estadual da Saúde registra crescimento do número de pessoas com covid
Mais acessadas
Operação "Sucata" desarticula esquema de tráfico e receptação em Carmópolis
Tecnologia e práticas clínicas movimentam Semana de Estética em Aracaju
Ginastas sergipanas conquistam nove medalhas na Bulgária
Polícia Federal bloqueia mais de R$ 16 mil em operação contra fraudes bancárias em Sergipe
Confira novas vagas de emprego divulgadas na plataforma GO Sergipe
Mais notícias
-
3 horas, 30 minutos TV Atalaia recebe homenagem na Câmara dos Deputados em comemoração aos 50 anos
-
4 horas, 34 minutos Defesa Civil descarta risco de colapso estrutural em pontilhão no bairro São José em Aracaju
-
5 horas, 20 minutos Confira novas vagas de emprego divulgadas na plataforma GO Sergipe