Governo do Estado autoriza concurso para a área de perícia criminal

Também foi autorizado o porte de arma para as carreiras da Perícia em Sergipe

Por SSP/SE 23/10/2020 18h44
Governo do Estado autoriza concurso para a área de perícia criminal
SSP/SE

O Governo do Estado autorizou a realização de um concurso público para a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp). Com a autorização, em breve, o trabalho de análises e exames periciais ganhará um importante reforço, que irá contribuir na constante melhoria da segurança pública de Sergipe, que já vem sendo registrada e atestada por entidades nacionais. O certame foi autorizado nesta sexta-feira, 23, e, junto com ele também foi autorizado o porte de arma para as carreiras da Perícia em Sergipe.

Sobre o concurso, os próximos passos envolvem a definição das áreas de atuação pericial que terão vagas disponibilizadas no concurso público. Após as definições, que serão feitas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) junto à Cogerp, o edital, com informações sobre a banca examinadora, será disponibilizado publicamente

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a definição das áreas de atuação e formação, assim como a quantidade de vagas serão definidas junto aos institutos que formam a Cogerp. Os institutos de Criminalística (IC), de Identificação (IICM), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) e Médico Legal (IML) são as quatro instituições periciais de Sergipe.

Porte de arma

A concessão de porte de arma para os profissionais da carreira da perícia é uma previsão na lei complementar da perícia, datada de dezembro 2002. No entanto, faltava a regulamentação por decreto, que foi assinado pelo governador Belivaldo Chagas.

O decreto também tem como base uma instrução normativa da Polícia Federal, que ampara o uso de arma de fogo de profissionais da perícia, muitos deles que atuam em local de crime e circulam o estado em cenários adversos e em várias situações consideradas perigosas. Serão adquiridas pistolas e todos os profissionais com previsão para o porte da arma de fogo serão treinados na Academia da Polícia Civil (Acadepol).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp