Governo de Sergipe publica edital para projeto da obra Adutora do Leite

Produção leiteira no Alto Sertão Sergipano deve dobrar para mais de 460 milhões de litros por ano com o aumento da oferta de água

Por Redação Portal A8SE 03/04/2024 10h41
Governo de Sergipe publica edital para projeto da obra Adutora do Leite

O Governo de Sergipe publicou edital para projeto da obra da Adultora de Leite, que vai transpor água do Rio São Francisco para as cidades do Alto Sertão Sergipano. A obra deve ter mais de 100km de extensão e a previsão é que sejam investidos R$ 250 milhões.

Com a adutora, a produção de leite na região deve dobrar, chegando a mais de 460 milhões de litros por ano. Além de Glória, a nova adutora vai atender os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Monte Alegre de Sergipe, onde são criadas 140 mil cabeças de gado.

Com o avanço da disponibilidade da água, mais de 204 mil animais de médio e grande porte, em quase 9,5 mil estabelecimentos agropecuários serão beneficiados, assim como as mais de 23 mil famílias que sobrevivem da atividade ecônomica.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) Paulo Sobral, detalhou que a obra será dividida em três etapas de construção.

“O primeiro trecho a ser construído vai da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 100, que atende o Perímetro Irrigado Califórnia da Coderse, até Poço Redondo. Percurso em que é prevista a construção de uma segunda EEAB. No segundo trecho está prevista a construção da terceira EEAB e fará a água do São Francisco chegar ao povoado Santa Rosa do Ermírio, ainda em Poço Redondo. Terminando toda obra com o trecho que chega à sede municipal de Glória, com previsão da implantação de mais uma EEAB”, explicou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp