Governo anuncia que não tem dinheiro para pagar o 13º dos servidores

Na manhã desta quinta-feira (10) foi lido pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto, um Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado que autoriza os servidores a retirada de empréstimos no Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Banco do Brasil para antecipar o décimo terceiro.
A alegação do Governo é a falta de dinheiro para realizar o pagamento dos servidores. A votação está prevista para a semana que vem, antes do recesso legislativo. De acordo com o texto do Projeto de lei, o empréstimo deve ser equivalente ao valor do décimo terceiro, sendo o estado responsável pelo pagamento da dívida. Um abono de 12% será pago aos servidores, como forma de cobrir os gastos com encargos.
Sobre o financiamento do décimo terceiro através dos bancos, o deputado Francisco Gualberto (PT), lamentou a situação e ressaltou que essa situação se deu em função da queda de 35 milhões do Fundo de Participação dos Estado. “Por isso o Governo não pode pagar o décimo para os que tem decimo a receber no dia 20, então o Governo dará abono de 12% para que eles busquem setores bancários e vão poder fazer o empréstimo no valor que tinham a receber do salário, substituindo a impossibilidade do não pagamento de uma forma que garanta que os servidores tenham, acesso aos recursos”, explicou Gualberto que ressaltou. “Em casos particulares não posso me manifestar, o que o Governo fez foi de modo geral que os servidores tenham outra forma de ter acessos aos recursos do décimo. O Governo gostaria de pagar com recursos do tesouro no dia 20, mas infelizmente não será possível”.
Já o deputado da oposição, Georgeo Passos (PTC), afirmou ter recebido a notícia com surpresa. “Mais tarde vamos nos aprofundar sobre o texto, mas não entendo o Governo um dia desses dizer que o décimo estava garantido e agora fazer com que, quem quiser receber ir ao banco. Já que não é o estado que vai fazer o empréstimo, é o servidor que vai ficar com o nome responsabilizado e se o estado lá na frente atrasar esse repasse o banco vai cobrar do servidor”, esclareceu o deputado que continuou. “Vamos estudar com profundidade e realmente ver se é bom ou não. Ficamos com pé atrás, pois o governo fala e não cumpre, pois até as coisas que escrevem chegam aqui e mudam. Agora não tem mais dinheiro para o décimo e porque no projeto orçamentário tem uma previsão de superávit de 400 milhões desse exercício ao próximo? Tem dinheiro ou não tem? E quem não quiser dessa forma, vai aguardar até quando? Esse é um projeto polêmico que chega no apagar das luzes da Assembleia”, concluiu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Obra da Casa da Mulher Brasileira recebe visita de ministros do Governo Federal

CTB estabelece 3 tipos de infrações para quem é flagrado usando o celular

Barragens de Sergipe estão controladas apesar do grande volume de chuva dos últimas semanas

Novas regras de segurança para chaves pix já estão valendo

Casos de esporotricose trazem preocupação
Mais acessadas
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos”
Prática de Rinha de Galos é interrompida na Barra dos Coqueiros
Nadadora sergipana conquista quatro medalhas em Nordestão escolar
Fim de semana nas Rodovias Estaduais de Sergipe tem uma morte e dois feridos em acidentes
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Mais notícias
-
12 horas, 43 minutos Jovem de 24 anos morre por meningite em Sergipe; SES confirma terceiro óbito em 2025
-
13 horas, 27 minutos Corpo de piloto vítima de acidente aéreo em Sergipe é liberado pelo IML
-
14 horas, 48 minutos Emancipação Política: Confira horário de funcionamento dos serviços no feriado de 8 de julho em Sergipe