Gotinha: vacina contra poliomielite será aplicada de forma injetável a partir de novembro

O novo esquema vacinal exigirá três doses e apenas um reforço

Por Redação Portal A8SE com informações do Governo do Estado 24/09/2024 10h46
Gotinha: vacina contra poliomielite será aplicada de forma injetável a partir de novembro
Foto: Reprodução

A vacina oral contra poliomielite (VOP), popularmente conhecida como "gotinha", será substituída pela vacina inativada (VIP), aplicada de forma injetável, a partir de 4 de novembro de 2024.

O novo esquema vacinal exigirá três doses e apenas um reforço, reduzindo o número de aplicações em comparação ao esquema anterior, que incluía três doses e dois reforços.

Durante o período de transição, entre 30 de setembro e 31 de outubro, não serão aplicadas as doses de reforço, sendo o último dia de aplicação da VOP em Sergipe no sábado, 28 de setembro.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o novo esquema vacinal será aplicado em crianças menores de cinco anos, com doses aos dois, quatro e seis meses, e um reforço aos 15 meses, eliminando a necessidade de aplicação aos quatro anos. Essa mudança garante proteção adequada com quatro doses.

A poliomielite, causada pelo poliovírus selvagem dos tipos 1, 2 ou 3, é uma doença grave que pode provocar paralisia flácida, afetando principalmente os membros inferiores de forma irreversível.

A vacinação é a única maneira eficaz de prevenir a doença, que pode deixar sequelas severas, como paralisia nas pernas, dificuldades de fala e atrofia muscular. Todas as crianças menores de cinco anos devem seguir o esquema vacinal de rotina e participar da campanha nacional anual de vacinação contra a poliomielite.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp