Georgeo diz que Detran descumpre lei aprovada na Alese
O deputado Georgeo Passos (Cidadania), cobrou na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (4) a redução de algumas taxas do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SE), aprovada em dezembro pelos parlamentares.
“Agradecemos a todos que votaram a favor das nossas emendas ao Projeto de Lei de autoria do Executivo, sobre a taxa estadual de fiscalização e serviços diversos, no âmbito do estado de Sergipe. O governador Belivaldo Chagas sancionou a lei sem nenhum veto e em janeiro começou-se uma grande batalha do nosso mandato contra o Detran, porque o órgão não vem cumprindo a lei e insiste numa tese de que a lei só estará válida a partir de abril”, lamenta.
Georgeo Passos contestou a análise feira pelo Detran. “Na minha visão, o Detran está lesando quem está precisando desses serviços a exemplo da adição da categoria na CNH, alteração de dados da CNH, a troca da permissão para dirigir pela carteira Nacional de Habitação, a prova teórica, a renovação e segunda via da CNH e a custódia dos veículos devolvidos para o pátio, além da multa do licenciamento anual vencido”, elenca.
O parlamentar ressaltou que a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, já era para estar sendo cobrada uma taxa de 90 reais.
“Mas o Detran insiste em cobrar o valor do ano passado, ou seja, 190 reais. Ai as pessoas ficam me procurando para saber se a lei tem validade. Eu digo que a lei tem validade sim porque foi aprovada, foi sancionada, publicada e já entra em vigor imediatamente. Mas o Detran está se utilizando do artigo 34 que diz que entra em vigor no exercício financeiro seguinte e tem uma exceção porque algumas taxas foram criadas e essas devem valer daqui a 90 dias. O Detran pegou essa interpretação e jogou também para as taxas reduzidas e com isso insiste em lesar as pessoas, demonstrando não ter nenhum respeito pelas leis aprovadas neste Parlamento”, alfineta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Pontos turísticos de Aracaju vem recebendo maior circulação de pessoas
Hoje começa mais uma edição da Expo Verão
Museu da Gente Sergipana segue com o projeto 'Férias no Museu'
Amanhã a bola começa a rolar pelo sergipão 2026