FPI flagra abertura de picada, construção de cerca e centro de visitantes irregular na Grota do Angico

A Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe (FPI/SE) flagrou o início da construção irregular de um centro de visitantes e de um cercamento há 200 metros da Grota do Angico, em Canindé do São Francisco. No local histórico onde foram mortos Lampião, Maria Bonita e mais 12 cangaceiros estava sendo feita uma picada (abertura de trilha na mata) e o cercamento de uma área para construção de um centro de visitantes.
Todas as intervenções são irregulares pois o local faz parte do Monumento Natural Grota do Angico que é uma unidade de conservação Estadual, é tombado pelo patrimônio histórico estadual e e está em processo de tombamento pelo patrimônio histórico nacional. O flagrante foi realizado em fiscalização da equipe Flora em parceria com a equipe Espeleologia e Arqueologia da FPI.
A procuradora da República Lívia Tinôco, coordenadora da FPI, acompanhou o flagrante. “O local da picada fica a menos de 200 metros da Grota do Angico e estava sendo construído de à luz do dia. No local já havia freezers e outros equipamentos para o centro de visitantes irregular.” destacou. A procuradora informou ainda que o flagrante terá desdobramento criminal, pois a lei proíbe que se cause dano a unidades de conservação.
Coordenador da Equipe Flora, o engenheiro florestal Elisio Marinho Neto informou que os responsáveis pela construção foram notificados e receberam prazo de sete dias para retirar as estruturas e equipamentos irregulares do local. O mais grave é que segundo os trabalhadores que executavam a obra, a determinação partiu de um irmão de membro do Conselho Gestor da unidade de conservação, portanto de pessoa com amplo conhecimento da ilegalidade.
A FPI/SE é coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
A equipe Flora é formada por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) e por integrantes do Pelotão Ambiental da Polícia Militar.
A equipe Espeleologia e Arqueologia é formada por técnicos da Centro da Terra- Grupo Espeleológico de Sergipe (CT/SE), Museu de Arqueologia de Xingó (MAX/UFS), Ministério Público Federal em Sergipe (MPF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Projeto de lei que proíbe a venda e a soltura de fogos de artifício com estampido em é aprovado

Procon/SE está de olho nos postos de combustíveis com relação aos preços e a qualidade do produto

Movimento criado por famílias alerta para os impactos do uso precoce de smartphones e redes sociais

Estudo da Fecomércio aponta que expansão empresarial marca o primeiro semestre de 2025 em Sergipe

Direto de Brasília 18/07/25
Mais acessadas
Cinema Walmir Almeida exibe programação especial até segunda-feira (21)
Prêmio acumulado em R$ 25 milhões é sorteado na Mega-Sena
Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições do Fies para o segundo semestre
Balanço do 1° semestre: são arrecadados 608 litros de leite materno no Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Larissa Costa lança “A Casa Caiu”, música em parceria com Mikael Santos
Mais notícias
-
1 dia, 14 horas Mais de 7 mil aposentados e pensionistas em Sergipe já aderiram ao acordo de ressarcimento do INSS
-
1 dia, 15 horas Hospital de Amor, em Lagarto, inaugura serviços de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia
-
2 dias, 10 horas Motorista fica ferido após caminhão tombar e atingir residência em Itaporanga D’Ajuda