Fisioterapia neonatal a recém-nascidos é ofertada por maternidade pública

os pacientes, em sua maioria, são prematuros, necessitando de acompanhamento fisioterapêutico especializado

Por SES 14/10/2020 16h56
Fisioterapia neonatal a recém-nascidos é ofertada por maternidade pública

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) oferece o serviço de Fisioterapia no Complexo Neonatal, auxiliando o desenvolvimento neuropsicomotor otimizando a mecânica respiratória dos recém- nascidos. Eles são avaliados e monitorizados constantemente, tendo em vista a fragilidade e instabilidade desses pacientes. Quem fala sobre o tema é a Referência Técnica da Fisioterapia da MNSL, Mirelle Santos Brito.

Mirelle informou que os pacientes, em sua maioria, são prematuros, apresentando imaturação dos sistemas neurológico, circulatório, digestivo e respiratório, necessitando de acompanhamento fisioterapêutico especializado e que a atuação do fisioterapeuta na maternidade está diretamente relacionada à diminuição da mortalidade, de eventuais seqüelas decorrentes da internação, favorecendo o desenvolvimento adequado dos recém nascidos (RNs) e facilitando a alta hospitalar precoce.

"A fisioterapeuta avalia que as possibilidades terapêuticas vão desde o auxílio nas intercorrências, abordagem motora e respiratória, orientação e acompanhamento do Método Canguru e também no auxílio da amamentação, até nos posicionamentos dos bebês e das mães",disse Mirelle.

A equipe de fisioterapia da MNSL é composta por 33 fisioterapeutas, que acompanham durante 24 horas os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidades de Cuidados Convencionais e Canguru (UCINCO e UCINCA) e no ambulatório de Follow Up, junto à equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, pediatras, assistente social, obstetras, psiquiatra, neonatologistas e nutricionistas.

“Conseguimos ver o resultado do nosso trabalho mais rápido, tanto por termos maiores possibilidades de executar manuseios, uma vez que os recém-nascidos estão mais estáveis, como também porque temos contato com os genitores e acompanhantes que são parceiros importantes na evolução do neonato”, disse Ana Carla Motta Prado Bispo.

Mirelle Brito revelou que o ano de 2020 foi desafiador para os fisioterapeutas, devido ao covid-19, mas mesmo em meio a todos os desafios. "Nós trabalhamos com muito amor e dedicação. Obtemos grandes resultados e somos muito gratos pela evolução dos nossos pacientes. Desejamos aprimorar cada vez mais o nosso serviço e continuar fazendo a diferença nos cuidados aos nossos recém nascidos”, disse a RT da fisioterapia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp