Fiscalização: setor de alimentação em Sergipe já funciona com 50% de capacidade

Com a reabertura, na quarta-feira(19), do setor de alimentação no estado (segunda fase da retomada econômica), funcionando com 50% de capacidade, a força-tarefa do Governo do Estado deu continuidade às orientações para o enfrentamento ao coronavírus no retorno das atividades na Orla de Atalaia. Composta por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon Estadual e Vigilâncias Sanitárias Municipais, as atividades de fiscalização e orientação também ocorreu no período da manhã no mercado do conjunto Augusto Franco e na praça de alimentação do Shopping RioMar.De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Ávio Britto, além da vistoria do estabelecimento, a equipe dialogou com os proprietários dos restaurantes sobre o cumprimento do protocolo estabelecido, que tem como normas a serem seguidas o distanciamento de 1,5 a 2 m, a disponibilização de álcool 70%, controle da capacidade de pessoas em cada estabelecimento e o uso obrigatório das máscaras, quando não estiver consumindo.
“Hoje começou a liberação pelo Governo do Estado dos setores de alimentos (bares, restaurantes, sorveterias). A Vigilância Sanitária e os demais órgãos é uma equipe coesa que veio para conscientizar a população, os donos de bares e restaurantes como é que deve ser feito, auxiliar a abertura. Estamos fiscalizando se estão seguindo o protocolo como, por exemplo, a assepsia que está sendo feita após o cliente sair. Hoje não estamos para trabalhar na estrutura de multas, não é isso que o governo quer, na verdade o desejo é auxiliar o cidadão, e os proprietários para mostrar como se deve proceder. A partir do segundo e terceiro dia, em que eles já estarão a postos ao trabalho , toda irregularidade está passível a ser multada”, disse o coordenador.
Renata Miranda, cliente de um dos restaurantes fiscalizado destaca que o desejo da população é a retomada do setor com segurança. “Eu estou sentindo que as pessoas estavam querendo a reabertura com segurança para poder se divertir um pouco após esse tempo todo sem o setor funcionar. Também acho muito importante a fiscalização do Estado para ninguém passar dos limites, e assim cumprir as regras estabelecidas”, salientou
Proprietário de um restaurante localizado na Orla de Atalaia, Antônio Rocha relata a expectativa para o retorno das atividades e garante que todas as normas estão sendo seguidas para proporcionar segurança ao clientes."Acho fundamental essa orientação que está sendo dada, é importante que a padronização de protocolos atinja todos os setores nesse momento. Nós do segmento de bares e restaurantes temos essa preocupação da assepsia diferenciada para não haver a contaminação”, finalizou.
Mais vídeos

BPRV registra crescimento do número de animais apreendidos às margens das rodovias

Católicos participam da festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo

Governo do Estado anuncia novos investimentos para realização de obras estruturantes em Sergipe

Fórum Nacional discute políticas na Assistência Social

Direto de Brasília 16/07/25
Mais acessadas
Balanço do 1° semestre: são arrecadados 608 litros de leite materno no Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Aposentados e pensionistas têm até novembro para aderir ao plano de ressarcimento de descontos indevidos
Rock in Riomar: Confira a programação da semana em homenagem ao mês do Rock
Começa a contagem regressiva para a 26ª Copa Brasil de Kart em Aracaju
Suspeito é preso por violência doméstica contra ex-companheira em Porto da Folha
Mais notícias
-
7 horas, 5 minutos Enconfêgo 2025: evento espírita começa nesta quinta-feira (17) em Aracaju
-
8 horas, 45 minutos Carro capota em acidente em cruzamento da Zona Norte de Aracaju; VÍDEO
-
10 horas, 55 minutos Liminar proíbe funcionamento irregular de feiras livres em espaços privados de Aracaju