Fiscalização preventiva descobre caverna, fiscaliza embarcações turísticas e orienta gestores em Canindé do São Francisco

O município de Canindé do São Francisco foi alvo de atividades das equipes da FPI do São Francisco da Tríplice Divisa. Na segunda-feira, 21 de novembro, a equipe de patrimônio espeleológico encontrou uma nova caverna e três abrigos sob rocha na área conhecida como Vale dos Mestres. A caverna e os abrigos não estavam registrados em nenhuma das bases de dados sobre cavidades naturais subterrâneas. Com a descoberta, Sergipe passará a ter 112 cavernas catalogadas distribuídas em 20 municípios. No primeiro dia de trabalho de prospecção a equipe percorreu 11km. Integram a equipe de patrimônio espeleológico a ONG Centro da Terra, o MPF, o ICMBio, a PM/SE, o Corpo de Bombeiros, a UFS/MAX, a Semarh e a CBHSF.

Outra atividade realizada na segunda-feira foi a inspeção em embarcações turísticas na represa de Xingó. A equipe aquática abordou cinco embarcações: catamarãs Frei Damião, Padre Cícero e Rei do Cangaço e as lanchas Preciosa e Lança Perfume. Todas estavam com coletes e boias salva-vidas, extintores, luzes de navegação, rádios transmissores, bússolas e outros itens de segurança em conformidade com a legislação em vigor. Também foram analisados os documentos das embarcações e a as habilitações dos condutores. Segundo os integrantes da equipe, não foram encontrados problemas com a documentação.
Na terça-feira, 22 de novembro, a equipe de gestão ambiental da FPI se deslocou para Canindé do São Francisco a fim de dar orientações aos gestores locais. Na reunião, a equipe ressaltou a importância do funcionamento adequado do sistema de meio ambiente - composto pela secretaria, conselho e fundo de meio ambiente. No caso de Canindé, já existem secretaria e fundo criados, mas que precisam de apoio para desenvolverem suas atividades de forma mais eficiente. O funcionamento do sistema de meio ambiente não só contribui no desenvolvimento das ações locais como também gera receita ao município. O MP/SE, o Ibama, a Semarh e a PM/SE integram a equipe de gestão ambiental. À tarde, a equipe explicou como a FPI pode contribuir na organização do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Entenda a importância do uso do capacete para motociclistas

Instituto de inovação de Sergipe formam primeira turma de mulheres do projeto “Pra frente”

Prefeita Emília Corrêa comenta sobre os primeiros cem dias de mandato
