Fiscalização flagra abate clandestino de aves no município de Cedro de São João

Efluentes líquidos brutos oriundos do abate estavam sendo descartados diretamente no solo

Por Redação Portal A8SE e Gov/SE 18/03/2025 16h35
Fiscalização flagra abate clandestino de aves no município de Cedro de São João
Fotos: Ascom Adema

Um abate clandestino de aves foi flagrado no município de Cedro de São João. O caso, que aconteceu nesta terça-feira (18), foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MP/SE).

De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), no local denunciado, foi constatado a presença de diversos animais abatidos em situação precária, além do descarte irregular de resíduos não aproveitáveis, provenientes do abate. As práticas incomodam moradores da região, pela presença de mau cheiro, roedores e urubus.

Ainda segundo a Adema, o abate já havia sido fiscalizado em 2024, quando os fiscais verificaram a existência de dois galpões na propriedade. Um vazio e o outro com cerca de 20 aves. Na época, o proprietário não foi identificado.

Desta vez, a equipe de fiscalização da Adema verificou que os abates vinham sendo realizados em situação precária, e os efluentes líquidos oriundos do abate vinham sendo descartados em estado bruto, diretamente no solo.

O que diz a Lei

A Lei nº 8.497/2018, que dispõe sobre o Procedimento de Licenciamento Ambiental no Estado de Sergipe, traz o enquadramento mais atual a ser adotado no caso de matadouros, abatedouros, frigoríficos, charqueadas e derivados de origem animal (18.23), qualificando essa atividade como de alto impacto ambiental.

Além de ter prestado boletim de ocorrência na Delegacia Municipal de Cedro, a Adema também notificará e autuará os responsáveis pela infração ambiental.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp