Fechamento de fórum deixa população de Pedra Mole insatisfeita

A decisão do fechamento temporário de nove distritos judiciários no interior do estado aprovado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), no último dia 20, tem deixado a população insatisfeita.
Com a justificativa de reduzir quase R$ 2 milhões anuais, os fóruns de Malhada dos Bois, Itabi, Pedra Mole, Cumbe, São Miguel do Aleixo, Pinhão, Telha, Amparo do São Francisco e General Maynard serão fechados.
O morador do município de Pedra Mole, Milton Batista Carvalho, é contra a decisão. No dia 28 de outubro, ele chegou a entregar um ofício no TJ-SE para que a determinação do desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça fosse reconsiderada. “Eu fui lá, uma juíza me atendeu, conversou comigo, mas não surtiu o efeito que eu esperava. Ela disse que a prefeitura será obrigada a disponibilizar transporte para a população ir ao fórum mais próximo”, conta.
Na opinião de Milton, a solução oferecida pelo TJ não é a melhor alternativa. Ele diz que a opção irá deixar a população dependente da prefeitura cada vez que alguém precisar do transporte para se deslocar até o fórum de Frei Paulo, distante 30km de Pedra Mole.
“Isso é constrangedor. A população vai ter que ir até a prefeitura, contar da sua intimidade, para que o prefeito avalie se o caso é relevante e se a pessoa merece um transporte, ou não, para ir até o fórum. É todo um processo e a população fica dependente da boa vontade da prefeitura”, justifica Milton.
O morador de Pedra Mole relata ainda que a única delegacia do município foi desativada. Desde então, a violência tem aumentado na cidade. Segundo Milton, aconteceram dois arrastões em menos de 15 dias. Agora, como o fechamento do fórum, todos temem que a criminalidade aumente ainda mais.

“Queira quer não, o fechamento do fórum também influencia na marginalidade. Já não tem delegacia para registrar o crime, agora não tem o fórum para que a pessoa possa denunciar ou se defender, assim fica difícil. As coisas já não andam boas tendo uma delegacia e um fórum por perto, imagine a 30km da sua cidade? Vai ficar pior ainda, né? A população tem que ficar em alerta”, afirma.
Milton revela que não irá medir esforços para que a decisão do fechamento do fórum de Pedra Mole seja reavaliada. “Eu sei que não vai ser fácil, mas se precisar, irei no Conselho Nacional de Justiça, e se não resolver, ainda tento no Supremo Tribunal Federal. Sei que é uma decisão de gente grande, mas a gente tem que tentar reverter essa situação” conclui.
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Sesi entrega os alimentos arrecadados com a etapa Sergipe da corrida nacional do Sesi

Direto de Brasília 02/05/25

Campeonato brasileiro de karatê está sendo realizados em Aracaju

Secretaria Estadual da Saúde divulgou hoje o panorama da mortalidade infantil em Sergipe
Mais acessadas
Resultado preliminar do TAF da PMSE será divulgado nesta segunda-feira (5)
Homem é preso com revólver após denúncia de som alto em Itabaiana
Brasil resgistra 71.576 novos empregos de carteira assinada no mês de março
Hospital de Cirurgia celebra 99 anos com destaque na assistência à saúde pública de Sergipe
Fundat divulga vagas de emprego para esta segunda (5); confira pré-requisitos
Mais notícias
-
25 minutos Senar Sergipe abre credenciamento para prestação de assistência a produtores rurais
-
2 horas, 1 minuto Deso amplia canais para renegociação de dívidas antigas de consumidores; saiba como acessar
-
2 horas, 26 minutos Trecho da SE-438 que desabou em Capela será reconstruído em até seis meses, diz DER