Fapitec divulga resultado do edital de bolsas de mestrado e doutorado
Foram distribuídas 40 bolsas de mestrado entre 18 cursos da UFS e da Unit. Além disso, outros quatro cursos da UFS foram contemplados com 13 bolsas de doutorado. O resultado na íntegra pode ser visualizado no site da fundação.
Sergipe mais uma vez avança rumo à qualificação científica. Esta semana a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec/SE) anunciou o resultado do edital de Bolsas de Mestrado e Doutorado, lançado em fevereiro. Foram distribuídas 40 bolsas de mestrado entre 18 cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes. Além disso, outros quatro cursos da UFS foram contemplados com 13 bolsas de doutorado. O resultado na íntegra pode ser visualizado no site da fundação.
A previsão é de que os novos bolsistas sejam contratados ainda este mês e se somem aos 38 bolsistas já contemplados em 2008. Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Cláudio Macedo, o apoio do governo do estado tem sido fundamental para ajudar Sergipe a alcançar a média nacional, que é de uma bolsa para cada três alunos. "Ano passado nós tínhamos cerca de 600 estudantes de mestrado e desses, apenas 120 possuíam algum tipo de bolsa. Após os dois editais lançados pela Fapitec, o incremento será de 91 bolsas este ano. Uma contribuição extraordinária", afirma.
O investimento expresso no referido edital foi de mais de R$ 2,6 milhões oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Novos valores
Até ano passado os valores das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Fapitec/SE eram inferiores aos das bolsas concedidas por outras agências federais de fomento, a exemplo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entretanto, em março os valores foram reajustados e os estudantes beneficiados este ano já receberão as bolsas com um aumento de aproximadamente 30%, igualando-se ao padrão nacional.
Para o secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, o aumento foi de suma importância para o estimulo à produção acadêmica em Sergipe. "Mesmo com as limitações dos recursos do Funtec, a Sedetec em conjunto com a diretoria e o Conselho Administrativo da Fapitec/SE optou por reajustar os valores das bolsas do programa de mestrado e doutorado para atender prontamente a uma reivindicação dos estudantes, que consideramos justa e que só trouxe ganhos para a pesquisa e a ciência em nosso Estado", destacou.
O representante dos estudantes de pós-graduação da UFS, Cássio Santana, comemora o avanço. "Já podemos perceber que os bolsistas da Fapitec demonstram satisfação com a notícia do aumento. Com certeza, essa satisfação eleva a auto-estima desses estudantes e futuramente melhores resultados serão refletidos em seus trabalhos", vislumbrou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp