Famílias de baixa renda recebem lâmpadas novas pelo projeto Nossa Energia

Os beneficiados são famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, que tem algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam inscritas no Cadastro Único.

Por assessoria de comunicação 27/03/2021 12h34
Famílias de baixa renda recebem lâmpadas novas pelo projeto Nossa Energia

Desde 2019, famílias de baixa renda recebem troca de lâmpadas pelo projeto Nossa Energia. O projeto é desenvolvido para reduzir o consumo de energia elétrica e beneficiar famílias de baixa renda do estado de Sergipe. A ação, realizada pela Energisa Sergipe, substitui lâmpadas incandescentes e florescentes por lâmpadas de LED para clientes tarifados como baixa renda.

Além de proporcionar economia significativa nas contas de energia do consumidor, a medida reduz a energia consumida pela população como um todo. Ao total, de 2019 até dezembro de 2020, já foram 141,4 mil lâmpadas substituídas em Sergipe. Neste ano, 2021, nos meses de janeiro e fevereiro, o projeto atuou no Vale do Cotinguiba contemplando as cidades de General Maynard, Santa Rosa de Lima e Maruim. Foram atendidas 1.968 famílias e 2.894 trocas efetuadas só nesse período.

Para aqueles que desejam receber lâmpadas novas, é necessário que as famílias tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, que algum membro receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. A solicitação do cadastro deve ser feita por um dos integrantes da família, que não precisa necessariamente ser o titular da conta de energia. O pedido passa por avaliação e, se aprovado, o cliente pode ser beneficiado com descontos de até 65% na conta de energia, a depender do consumo mensal.

Existem aproximadamente 260 mil famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social de todo o Estado e 227.150 mil inscritas no programa da Energisa. o Programa de Eficiência Energética da Energisa faz esse trabalho de porta em porta, buscando consumidores que se encaixem no perfil como baixa renda e tem direito ao benefício.

Para ganhar até quatro novas lâmpadas, o cliente deve apresentar a última conta de energia elétrica paga. A substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes, que tem o consumo elevado de energia elétrica, por lâmpadas de LED, onde o gasto é bem menor, visa combater o desperdício de energia elétrica e estimular o consumo consciente.

Até dezembro de 2021, o objetivo do projeto é realizar a troca de 200 mil lâmpadas, número que já poderia estar mais próximo se não fosse a paralisação por conta da pandemia. As lâmpadas recebidas são entregues a empresa EcoTI que recolhe os gases derivados de mercúrio presentes nas lâmpadas fluorescentes e separa o vidro e o metal, destinados ao setor industrial. “Seguimos rigorosamente todas as determinações de descarte de resíduos, minimizando prejuízos ao meio ambiente”, declara Pedro Martiniano, responsável pelo Programa de Eficiência Energética da Energisa Sergipe, PEE.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp