Familiares e amigos acompanham velório e sepultamento de Pedrinho Valadares

30/09/2015 22h14
Familiares e amigos acompanham velório e sepultamento de Pedrinho Valadares

 

O dia foi de despedida e muita emoção para amigos, familiares e admiradores do ex-deputado federal, Pedrinho Valadares, que teve o corpo sepultado no final da tarde deste domingo (17). O velório começou nas primeiras horas do dia e reuniu centenas de pessoas no cemitério Colina da Saudade.

 

Muito abalados com a morte precoce do político sergipano, os familiares preferiram não conceder entrevistas. Sobre o caixão foi colocada a bandeira do Brasil e uma foto de Pedrinho com o candidato à presidência Eduardo Campos, que também morreu no acidente aéreo na última quarta-feira (13), em Santos (SP).

 

Entre os amigos, a simplicidade do ex-deputado era o que mais chamava atenção. Para o empresário Carlos Alberto Paixão, que usava uma camisa com a foto do amigo, a perda é grade para todos. ”Ele era um homem do bem, não quero dizer que seja perfeito, mas era do bem. Pela convivência vi que se esforçou em mostrar que o que ele pensava, falava e da forma que agia, era procurando acertar mais do que errar, e ele acertou. Alguns não compreenderam, mas quem está desejoso em fazer o bem tem que estar preparado, pois muitas das vezes, nesse mundo materialista, a gente contraria muitos interesses. Acredito que cada um tem uma proposta, uma missão e ele esteva disposto a cumprir esse propósito e foi até onde Deus permitiu”, declarou o amigo.

 

No período da tarde, o candidato ao governo do estado, Eduardo Amorim, esteve presente no velório e falou sobre Pedrinho Valadares. “A última vez que estive com Pedrinho foi na segunda-feira antes do acidente e nós conversamos muito. Pedrinho abriu uma porta para que nós chegássemos até Eduardo Campos, que era uma referência, fomos buscar nele a inspiração, enviamos estudiosos para estudar o choque de gestão de Campos em Pernambuco”, relatou Amorim.

 

Eliane Aquino, viúva do ex-governador Marcelo Déda, também esteve no sepultamento e falou da perda do homem e político. “Ele tinha representação forte para todos os sergipanos e hoje ao lado de Eduardo Campos era importante nacionalmente. Fico imaginando como em tão pouco tempo perdemos tantos grandes homens da política, da vida, das famílias. A perda foi imensa para todos nós”.

 

Além de amigos e familiares, muitos anônimos estiveram no cemitério para dar adeus ao político sergipano. Algumas pessoas chegaram a vir do interior do estado para participar da despedida. Como a aposentada, Maria Adélia Batista de Oliveira. “Vi ele criança lá em Simão Dias e hoje fiz questão de vir prestar minha homenagem, ficamos abatidos, derrubados. Ele era um homem, amigo, um cristão respeitável, só temos a admirar os bons exemplos que ele deixou”.

 

Por volta das 15h, uma missa foi celebrada pelo padre Peixoto. Em seguida, atendendo a um pedido da viúva de Pedrinho Valadares, Simone Valadares, o cantor Nino Karvan fez uma homenagem ao ex-deputado e cantou algumas de suas músicas favoritas. Em um dos momentos mais emocionantes do velório, todos que estavam presente acompanharam o cantor em um coro emocionado.

 

Durante a homenagem, o cantor registrou sua admiração por Pedrinho Valadares. “A estatura moral de um homem não se mede pelo que ele acumulou na terra ou pelo poder político, mas sim pelos bastidores, num gesto de carinho, de generosidade. Tive muitas divergências políticas, mas sempre nos respeitamos muito, sempre nos falávamos. E eu queria dizer que o ser humano Pedrinho, eu aprendi a respeitar cada vez mais e eu fui testemunha de muitos desses momentos de grande generosidade, pode ter certeza Pedrinho, que nós não vamos te esquecer jamais”, declarou Nini Karvan.

 

Após as homenagens o corpo seguiu para ser sepultado e o caixão foi carregado por familiares e políticos. Como gesto de despedida a esposa e os filhos de Pedrinho jogaram rosas brancas sobre o caixão.

 

Trajetória

 

Em Sergipe, foi deputado federal por três mandatos (1991-1995, 1995-1999, 1999-2003,2010-2011), o último mandato terminou no ano de 2011. Pedrinho ainda foi assessor parlamentar, consultor do Governo de Sergipe e secretário de Turismo do Estado do Sergipe.

 

Em 2012, assumiu cargo no governo de Pernambuco. Atualmente, trabalhava como assessor especial do candidato à presidência Eduardo Campos, e coordenada a campanha do candidato no Nordeste.

 

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: