Família de homem com câncer faz apelo para que ele permaneça internado no HU-UFS

Tratamento domiciliar é inviável financeiramente para os familiares

Por Redação Portal A8SE 21/02/2024 16h33
Família de homem com câncer faz apelo para que ele permaneça internado no HU-UFS
Foto: acervo da família

Nesta quarta-feira (21), uma família angustiada procurou o Portal A8SE pedindo que Thenisson Araújo Neto, paciente de 58 anos com câncer, permaneça internado no Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS).

Segundo os familiares, a unidade hospitalar está insistindo em dar alta para Thenisson há cerca de duas semanas, mas a família acredita que a saúde dele ainda está bastante debilitada e ele é um paciente de risco. Além disso, a família alega não ter condições financeiras para continuar com o tratamento domiciliar, o que aumenta a preocupação de todos.

"Ele vai fazer uma cirurgia na próxima semana da tireóide, retirada do câncer e esvaziamento das glândulas. Eles estão querendo dar alta para ele, mas tem dias que a pressão e a oxigenação dele ficam muito baixas", relatou a cunhada de Thenisson, Delaine Viana.

O HU-UFS, por sua vez, emitiu uma nota esclarecendo que o paciente foi atendido no dia 16 de janeiro e, nesse dia, a médica especialista decidiu interná-lo na urgência oncológica do hospital em razão de complicações relacionadas à compressão medular. "Como o HU-UFS não é habilitado para realização de neurocirurgia de descompressão medular, o paciente foi transferido para o Hospital Cirurgia em 25 de janeiro. Naquela unidade hospitalar, foi realizado o citado procedimento e depois o paciente retornou para o HU-UFS para a conclusão do pós-operatório", explicou.

Ainda, o hospital informou que em dezembro de 2023 foi emitida a solicitação de cirurgia e o procedimento foi autorizado pela Secretaria da Saúde de Aracaju para fevereiro de 2024. "A citada cirurgia não foi realizada no referido mês em função de complicações clínicas e do pós-operatório recentes pelas quais o paciente estava passando, além do afastamento da sua médica assistente por motivo de período de férias", detalhou o HU-UFS.

No momento, o paciente encontra-se estável e internado e o retorno da médica assistente está previsto para o dia 8 de março, quando ele será reavaliado e encaminhado para fazer a cirurgia, se for mantida a indicação cirúrgica, ainda em março de 2024.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp