Exposição de bonecas celebra a força feminina através da arte
Exposição "Costurando Histórias" apresenta bonecas de pano inspiradas em grandes mulheres

Março é um mês de reflexão, reconhecimento e celebração da força feminina. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o RioMar Aracaju, em parceria com a Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM), apresenta a exposição "Costurando Histórias: Mulheres que Inspiram". A mostra – que permanece no shopping de 7 de março a 7 de abril, no Piso L1, próximo à Kalunga – enaltece a trajetória de grandes mulheres que, com coragem e determinação, transformaram a história.
A expressão artística fica por conta da talentosa bonequeira Giselia de Jesus, integrante do projeto Serra do Machado Feita à Mão, que dá vida a uma mostra repleta de reconhecimento por meio de bonecas de pano.
Ao todo, 26 mulheres são homenageadas incluindo figuras de renome mundial, personalidades brasileiras e icônicas mulheres sergipanas. Cada boneca, minuciosamente confeccionada, carrega em suas formas e detalhes o legado de luta, empoderamento, coragem e conquistas de mulheres que inspiram gerações.
Entre fios e retalhos, a exposição reforça a importância de contar e preservar essas histórias, fortalecendo a representatividade das homenageadas em todas as esferas da sociedade.
Entre as homenageadas estão Amorosa, Linda Brasil, Maria Feliciana, Paulinha Abelha, Clemilda, Rebeca de Andrade, Marília Mendonça, Erika Hilton, Anitta, Hebe Camargo, Carolina Maria de Jesus, Ana Maria Braga, Elza Soares, Lia de Itamaracá, Dorothy Stang, Maria da Penha, Carmen Miranda, Irmã Dulce, Xuxa, Elis Regina, Malala Yousafzai, Frida Kahlo, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Glória Maria e Weena Tikuna.
Sobre a artesã
Giselia de Jesus, artesã e bonequeira, reside na Serra do Machado e, há mais de 10 anos, dedica-se à arte de confeccionar bonecos de pano. Sua jornada teve início após um curso em Aracaju, onde aprendeu a técnica e se inspirou nas mulheres de sua família para desenvolver sua própria linguagem artística.
Com o tempo, Giselia ampliou a representatividade em seu trabalho, incorporando diversidade de tons de pele, tipos de cabelo e faixas etárias. Para ela, mais do que um processo criativo, suas bonecas são um instrumento de autoestima, inclusão e combate ao preconceito.
Seu talento e dedicação fazem dela uma das mais de 40 empreendedoras criativas apoiadas pelas iniciativas de desenvolvimento social da Fundação Pedro Paes Mendonça, que contribui para fortalecer seu trabalho e ampliar o reconhecimento de sua arte.
Fonte: Lotti+Caldas Comunicação
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Balanço das últimas 24 horas do IML

Suspeito de estuprar adolescente confessa que cometeu o crime em Santa Luzia do Itanhy

Filho mata mãe com espingarda caseira em Poço Verde

Homem é preso por porte ilegal de armas e tráfico de drogas em São Cristóvão
Mais acessadas
Exposição de bonecas celebra a força feminina através da arte
Quarta-Feira de Cinzas: saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos
SMTT reforça proibição de veículos na faixa de areia das praias de Aracaju
Veículo roubado é encontrado abandonado em São Cristóvão
Pagamento antecipado do INSS começa nesta quinta (6); veja o calendário completo
Mais notícias
-
1 hora, 13 minutos SMTT reforça proibição de veículos na faixa de areia das praias de Aracaju
-
7 horas, 58 minutos Confira previsão do tempo para esta quarta-feira (5) em Aracaju
-
8 horas, 26 minutos Início da quaresma é marcado por missa e imposição de cinzas em Aracaju; veja programação das celebrações