Estudantes da UFS estimulam o ensino da Matemática através de Jogos

30/09/2015 22h21
Estudantes da UFS estimulam o ensino da Matemática através de Jogos

 

Despertar a curiosidade e o gosto pela matemática através de jogos e enigmas é o principal objetivo do projeto “Laboratório Itinerante para o Ensino de Matemática – Labiemat”. O projeto vem sendo desenvolvido há três anos pela professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ivanete Batista dos Santos e pelo professor de Matemática e coordenador do projeto, Paulo Rabelo. 

 

O projeto Labiemat foi submetido ao edital Olimpíadas e Popularização da Ciência ofertado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE).  O professor Paulo Rabelo explica que inicialmente o projeto foi criado para as escolas públicas da capital. Hoje o projeto também se expandiu para as escolas do interior de Sergipe. O Labiemat é fruto do trabalho dos alunos do curso de Matemática da UFS. Cerca de 10 alunos participam do projeto.

 

Paulo Rabelo destaca a importância da aplicação de jogos em conteúdos matemáticos na sala de aula. “É dentro dos jogos que se levantam questionamentos e a partir das perguntas o aluno acaba se interessando pelo conteúdo. Além disso, ajuda a estimular outros alunos a seguir carreira na área de ciências exatas”.

 

Jogos 

 

O kinect é um acessório para videogame e permite que as pessoas interajam com os jogos. O graduado em Matemática Erick Mário explica qual a finalidade dos jogos “kinect math” utilizados em sala de aula. “Esses jogos fazem com que exista uma interação dos alunos com os jogos matemáticos, onde trabalham escolhendo números pares, ímpares, primos e múltiplos. Eles também usam os ângulos, frações decimais, função do primeiro grau, seno e cosseno. Mostra como funciona a concavidade, as retas, abertura e ângulos trigonométricos. A intenção do jogo é brincar e ao mesmo tempo aprender. Isso estimula os alunos a aprenderem assuntos refere à matemática”. 

 

Segundo Erick Mário, o professor pode utilizar esses jogos para fortalecer o conteúdo na sala de aula. “Quando o professor trabalha os assuntos só com aula, o aluno  muitas vezes perde o interesse pelo conteúdo, mas quando os jogos são usados na sala de aula, o aluno vai se interessar mais em aprender o conteúdo. Às vezes o assunto é um pouco complexo, mas usando a criatividade dos jogos e brincando de aprender com os colegas em sala de aula interagindo com o kinect tudo fica mais fácil”. 

 

O kinect representa um produto inovador e de alta tecnologia. O equipamento é capaz de controlar as mãos, através dos movimentos compreende linguagens, sinais e faz com que o jogador possa brincar sem precisar estar segurando nada, ou seja, ele filma os jogadores e recebe ordens por meio de microfones. No Brasil, o kinect existe desde 2010. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: