Estudantes da Rede Estadual são medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil
O Nordeste foi a região que conquistou o maior número de medalhas. Do total de 90 distribuídas, 64 foram para a região.

Duas equipes formadas pelo Colégio Estadual Dom Mário Rino Sivieri, localizado no município de Lagarto, na Região Centro-Sul de Sergipe, levaram para a unidade escolar as medalhas de cristal e bronze da 12ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil. A etapa final do concurso, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aconteceu neste domingo, 22, por meio de transmissão ao vivo via YouTube.
A competição envolveu equipes de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. Ao apresentar uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, o concurso aborda temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. No Colégio Estadual Dom Mário Rino Sivieri, 11 equipes foram organizadas, seis das quais percorreram seis etapas e duas chegaram até a final.
“A cada semana recebemos uma prova de múltipla escolha com uma tarefa. Temos uma semana para responder e um dia de intervalo entre as fases, quando sai o resultado da próxima etapa. A eliminação acontece de forma progressiva. Da fase 1 para a fase 2 eliminam-se 10% das equipes. Da segunda para terceira eliminam-se mais 30%. E assim vai até a fase 5. De quase 18 mil equipes chegam 2 mil à fase 5, que é de produção dos trabalhos escritos. E na fase 7 cerca de 400 equipes”, explicou o professor Cleiton, acrescentando que na fase 7 os estudantes são avaliados a partir da produção de textos com os temas Intolerância religiosa, genocídio da população negra, genocídio da população indígena e violência de gênero.
De acordo com ele, desde 2017 as equipes da unidade escolar onde leciona se mobilizam para participar. Os grupos são formados por três estudantes e um professor.
Além das duas equipes finalistas da unidade escolar Dom Mário Rino Sivieri, o Instituto Federal de Sergipe (Lagarto) também chegou à última fase com uma equipe e mais quatro grupos de escolas da Rede Privada, totalizando quadro medalhas. Ao todo, Sergipe foi representado por 389 equipes na competição, sendo a primeira vez em muitos anos que equipes sergipanas da escola pública tornam-se finalistas. E, de forma inédita, equipes do Ensino Fundamental.
O Nordeste foi a região que conquistou o maior número de medalhas. Do total de 90 distribuídas, 64 foram para a região. A final contou com 421 equipes de todos os estados brasileiros, num total de 1,6 mil participantes. Ao todo, foram entregues 40 medalhas de bronze, 30 de prata e 20 de ouro.

Alunos medalhistas do Colégio Estadual Dom Mário Rino Sivieri
Equipe Historiadores do Passado:
Daniel Vitor dos Anjos Silva
Jessielle da Silva Carvalho
Yandra Dandara Guimarães Santana
Equipe Historiadores Dom Mário:
Kathellen Lorrane Souza Silva
Iran Reis de Jesus
Ana Vitória dos Santos Souza.
Mais vídeos

Procon/SE está de olho nos postos de combustíveis com relação aos preços e a qualidade do produto

Movimento criado por famílias alerta para os impactos do uso precoce de smartphones e redes sociais

Estudo da Fecomércio aponta que expansão empresarial marca o primeiro semestre de 2025 em Sergipe

Direto de Brasília 18/07/25

São Cristóvão apresenta o maior índice de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental do estado
Mais acessadas
Cinema Walmir Almeida exibe programação especial até segunda-feira (21)
Larissa Costa lança “A Casa Caiu”, música em parceria com Mikael Santos
Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições do Fies para o segundo semestre
Polícia deflagra operação contra jogos de azar em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro
Cursos de Inverno Gratuitos da Estácio promovem aprendizado dinâmico e solidário
Mais notícias
-
4 horas, 22 minutos Motorista fica ferido após caminhão tombar e atingir residência em Itaporanga D’Ajuda
-
7 horas, 41 minutos Movimento Desconecta: Parque da Sementeira sedia manhã de conscientização sobre o uso de telas na infância
-
7 horas, 45 minutos Atual prefeito de Moita Bonita é condenado à ineligibilidade por compra de votos em 2020