Estudantes da Rede Estadual são medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil

O Nordeste foi a região que conquistou o maior número de medalhas. Do total de 90 distribuídas, 64 foram para a região.

Por ASN 23/11/2020 17h28
Estudantes da Rede Estadual são medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Duas equipes formadas pelo Colégio Estadual Dom Mário Rino Sivieri, localizado no município de Lagarto, na Região Centro-Sul de Sergipe, levaram para a unidade escolar as medalhas de cristal e bronze da 12ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil. A etapa final do concurso, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aconteceu neste domingo, 22, por meio de transmissão ao vivo via YouTube.

A competição envolveu equipes de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. Ao apresentar uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, o concurso aborda temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. No Colégio Estadual Dom Mário Rino Sivieri, 11 equipes foram organizadas, seis das quais percorreram seis etapas e duas chegaram até a final.

“A cada semana recebemos uma prova de múltipla escolha com uma tarefa. Temos uma semana para responder e um dia de intervalo entre as fases, quando sai o resultado da próxima etapa. A eliminação acontece de forma progressiva. Da fase 1 para a fase 2 eliminam-se 10% das equipes. Da segunda para terceira eliminam-se mais 30%. E assim vai até a fase 5. De quase 18 mil equipes chegam 2 mil à fase 5, que é de produção dos trabalhos escritos. E na fase 7 cerca de 400 equipes”, explicou o professor Cleiton, acrescentando que na fase 7 os estudantes são avaliados a partir da produção de textos com os temas Intolerância religiosa, genocídio da população negra, genocídio da população indígena e violência de gênero.

De acordo com ele, desde 2017 as equipes da unidade escolar onde leciona se mobilizam para participar. Os grupos são formados por três estudantes e um professor.

Além das duas equipes finalistas da unidade escolar Dom Mário Rino Sivieri, o Instituto Federal de Sergipe (Lagarto) também chegou à última fase com uma equipe e mais quatro grupos de escolas da Rede Privada, totalizando quadro medalhas. Ao todo, Sergipe foi representado por 389 equipes na competição, sendo a primeira vez em muitos anos que equipes sergipanas da escola pública tornam-se finalistas. E, de forma inédita, equipes do Ensino Fundamental.

O Nordeste foi a região que conquistou o maior número de medalhas. Do total de 90 distribuídas, 64 foram para a região. A final contou com 421 equipes de todos os estados brasileiros, num total de 1,6 mil participantes. Ao todo, foram entregues 40 medalhas de bronze, 30 de prata e 20 de ouro.

value.image
480073a89bbc4f63336ab120dcb43b40.jpg

Alunos medalhistas do Colégio Estadual Dom Mário Rino Sivieri

Equipe Historiadores do Passado:
Daniel Vitor dos Anjos Silva
Jessielle da Silva Carvalho
Yandra Dandara Guimarães Santana

Equipe Historiadores Dom Mário:
Kathellen Lorrane Souza Silva
Iran Reis de Jesus
Ana Vitória dos Santos Souza.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp